10 de março de 2011

Projeto barra construções com redes de águas pluviais e de esgoto interligadas

Por unanimidade, os vereadores de Bebedouro aprovaram, nesta quarta-feira (9), em sessão ordinária, o projeto de lei complementar do prefeito João Batista Bianchini que altera o Código de Obras do município, tornando obrigatório o laudo do Saaeb (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Bebedouro) como condição para a expedição do certificado de conclusão de obra, o chamado Habite-se, pela Prefeitura.

Para a emissão do laudo, o Saaeb levará em conta se, na construção, a rede de águas pluviais está ligada na rede de esgoto de residências, estabelecimentos comerciais e indústrias, o que é proibido. Se for constatada a irregularidade, não será fornecido o Habite-se ao responsável pela obra enquanto o problema não for solucionado.

A primeira medida para se evitar problemas de esgoto em residências é construir corretamente a caixa de gordura. Ela é indispensável para o bom funcionamento da rede de esgoto, pois recebe a água da cozinha, não deixando que a gordura vá para a rede, evitando entupimentos e retorno do mau cheiro na pia. Ela deve ser limpa sempre que ficar cheia de gordura.

Nunca faça o escoamento da chuva na rede de esgoto. Isso provoca um aumento excessivo do volume de água, podendo arrebentar as tubulações e causar o retorno do esgoto para a sua casa. O ideal é que a água da chuva tenha uma rede só para ela, a rede pluvial. Os mesmos cuidados devem ser tomados, caso você possua uma fossa séptica.