27 de janeiro de 2011

Vereadores participam de encontro para reestruturação dos Conselhos Municipais de Turismo

Representantes de Bebedouro com integrantes da Secretaria de Turismo de Olímpia durante o encontro na Casa de CulturaOs vereadores Nelson Sanchez Filho e Sebastiana Camargo, ambos do Democratas, participaram, nesta quarta-feira (26) à noite, no auditório da Casa de Cultura de Olímpia, do encontro promovido pela Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo e pela Associação dos Municípios de Interesse Cultural e Turístico que visa à reestruturação dos Conselhos Municipais de Turismo da Região do Vale do Rio Grande e o consequente registro de todos perante o Conselho Estadual de Turismo para a organização de ações futuras.

O encontro, que contou com a presença de cerca de 70 pessoas ligadas à área de turismo, foi marcado pelas palestras do presidente da Associação dos Municípios de Interesse Turístico e integrante do Conselho Estadual de Turismo, Jarbas Favoretto, do representante da Companhia Paulista de Eventos e Turismo TUR-SP, Luiz Renato Ignarra, e do ex-prefeito de Brotas Orlando Du Barreto, que falou da experiência de sucesso daquele município.

Somente no Estado de São Paulo, há mais de 5.700 estabelecimentos de hospedagens, 67 municípios classificados como estância e 300 municípios com potencial turístico, gerando uma receita de R$ 56,5 bilhões por ano, mas nem mesmo estes números, segundo Jarbas Favoretto, parecem suficientes para impressionar muitas lideranças políticas que não tem dado o devido valor ao setor. Ele lamentou o fato dos conselhos de turismo serem desfeitos e relegados com a mesma facilidade com que são criados, principalmente durante as mudanças de administrações públicas.

Favoretto disse que irá barrar, no Conselho Estadual, os projetos de municípios que não têm levado seus conselhos de turismo a sério, que não cumprem e até desconhecem o Plano Nacional de Turismo e que não priorizam o desenvolvimento regional sustentável. Entre as medidas que devem ser tomadas com a reestruturação dos Conselhos Municipais estão a reorganização, a capacitação dos conselheiros e a adoção de novos incentivos às manifestações culturais, artísticas e o artesanato local, e, sobretudo, a apresentação correta dos projetos de lei de criação dos referidos conselhos.

Além dos vereadores, também estiveram no encontro o assessor do Departamento Municipal de Desenvolvimento Econômico de Bebedouro, Ronaldo Tomiciolli, a coordenadora de projetos do Parque Ecológico, Alessandra Gil, além de João Gandra, o Janjão (Patrulha Ecológica e Comtur), Marcos Reinaldo de Freitas Vieira (Adebe e Comtur) e os representantes do Hotel Plaza Shopping de Bebedouro, Jansen Oliveira, Ana Cristina Barros e Lidiane Cristina Roque.

Para Sebastiana e Nelson Sanchez, é preciso que Bebedouro acorde para a importância do turismo e comece a tomar todas as medidas para que a cidade possa tirar proveito deste setor que cresce em todo o mundo. “Temos todas as condições, mas é preciso que os projetos iniciados não sejam interrompidos a cada administração pública que se encerra”, afirmou a vereadora. Segundo Nelson Sanchez, as lideranças do setor de turismo devem voltar a se mobilizar. “Há pessoas com muito conhecimento em nossa cidade, bem preparadas, mas que também necessitam do respaldo do Poder Público, pois o turista não aprecia cidades que tem suas ruas tomadas por buracos, com lixo e mato alto por todos os lados e mal sinalizadas.”