19 de janeiro de 2011

Lideranças retomam movimento por duplicação ou terceira faixa na Rodovia Armando Sales

Vereador Tota discursa na Câmara de Monte Azul PaulistaEm reunião ocorrida na tarde desta segunda-feira (17), na Câmara Municipal de Monte Azul Paulista, lideranças políticas da região retomaram a mobilização para que o Governo do Estado se sensibilize e determine a duplicação imediata do trecho da Rodovia Armando Sales Oliveira (SP 322) entre as cidades de Bebedouro e Altair ou pelo menos a construção de uma terceira faixa.

A medida visa garantir maior segurança aos motoristas que trafegam neste trecho, já que acidentes no local têm se tornado corriqueiros. A situação é ainda mais grave nos perímetros urbanos, nos cruzamentos em nível. Nestes locais é defendida a construção de viadutos. Em Bebedouro, por exemplo, vários acidentes já foram registrados no final da Avenida Raul Furquim envolvendo veículos que trafegam pela rodovia nos dois sentidos e os veículos que têm de atravessá-la para acessar o centro da cidade ou os bairros da região norte, sobretudo, Jardim do Bosque, Menino Deus I e Aeroporto.

Na reunião ocorrida na Câmara de Monte Azul, além dos presidentes da Câmara de Bebedouro e daquele município, vereador Carlos Renato Serotine (PV), o Tota, e Antonio Arnaldo Gurjon (PMDB), respectivamente, também marcaram presença representantes da União dos Vereadores do Estado de São Paulo (Uvesp) e dos poderes Executivo e Legislativo de todas as cidades situadas entre Bebedouro e Altair.

De acordo com o vereador Tota, o trecho já pode ser chamado de “trecho da morte” por conta dos inúmeros acidentes fatais registrados nele somente nos últimos anos. O presidente da Câmara de Bebedouro lembra que o governador Geraldo Alckmin teve, novamente, uma expressiva votação em todos os municípios da região, e que por isso precisaria dar uma atenção maior às reivindicações de sua população. “É a hora de cobramos do governador”, disse Tota. “A duplicação seria a melhor proposta, mas se sair pelo menos a terceira faixa, já reduziria consideravelmente o número de acidentes.”

A iniciativa de reunir os vereadores da região e demais lideranças para formar uma Comissão Especial de Estudos partiu do vereador Fábio Jerônimo Marques (DEM), de Monte Azul Paulista, com o objetivo de provocar uma audiência com o governador do Estado, Geraldo Alckmin, e representantes da Secretaria Estadual dos Transportes. Ele quer uma solução rápida para os diversos problemas constatados na Rodovia Armando Sales Oliveira, que vão desde a falta de segurança ao descaso com a sua manutenção.

De acordo com o vereador Fábio Marques, diversas medidas já foram tomadas pelos Legislativos e chefes do Executivo da região, e apesar da Secretaria dos Transportes de São Paulo ter assumido, em 2007, o compromisso de priorizar os investimentos na rodovia, não se tem visto avanços. “A situação é caótica, carecedora de medidas extremas, pois nos horários de pico se gastam cerca de 40 minutos para ir de Monte Azul a Bebedouro, o que em condições normais gastaria no máximo 15 minutos, e de Monte Azul a Olímpia se gasta uma hora, quando poderia gastar apenas 20 minutos, além dos inúmeros acidentes de trânsito que ocorrem na SP 322, levando a óbito vítimas inocentes e ferindo tantas outras”, reclamou o vereador. A expectativa é de que a audiência com o governador do Estado aconteça até, no máximo, meados de abril.