15 de janeiro de 2011

Saaeb pede compreensão a moradores do Jardim Ciranda durante troca de rede de água

Vereador Sensei (de branco) com o prefeito João Batista Bianchini e representantes do Saaeb e da construtora FC Rental na manhã desta sexta-feira (14), no Jardim CirandaCom um custo estimado de R$ 414,8 mil, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Bebedouro (Saaeb) deu início, oficialmente, nesta semana, aos serviços de substituição da rede do Jardim Ciranda clamando aos moradores que compreendam a série de interrupções no fornecimento de água que ocorrerá durante os 180 dias de duração da obra.

A interrupção no abastecimento não será diária e nem sempre atingirá a todas as residências, mas a direção do Saaeb pede paciência aos moradores pelos transtornos que serão causados, vindo até a alterar a rotina deles, em especial das donas-de-casa. Na tarde de hoje(14), por exemplo, o fornecimento de água já teve de ser interrompido.

Nesta manhã, o diretor-interino da autarquia, Paulo Rogério Franhan, o engenheiro, Antonio Ricardo Procópio, e o projetista também do Saaeb, José Mauro, estiveram na confluência das Ruas Pitangueiras e Brandão Veras, onde estão sendo iniciados os serviços, juntamente com o engenheiro Leandro Luiz Bacchini e com o encarregado Gilberto Rocha, ambos da FC Rental, a construtora ribeirão-pretanana que venceu a licitação para a troca da rede.

O prefeito João Batista Bianchini e o vereador Valdeci Ramos de Castro (DEM), o Sensei, também acompanharam o começo das obras. “Pedimos à população do bairro que nos ajude porque vamos ter que fazer cortes de água periodicamente para fazer testes na rede nova, então pedimos a paciência e a colaboração de todos”, disse o diretor-interino do Saaeb, Paulo Rogério Franhan.

Para o prefeito de Bebedouro, os transtornos no trânsito, o barulho das máquinas trabalhando e a interrupção no abastecimento do bairro serão compensados após o encerramento do serviço. “Graças ao apoio que tivemos da Câmara com a aprovação da lei que mudou de taxa para tarifa (tornando possível reajustes nos valores cobrados pelo consumo de água), o Saaeb pode hoje fazer investimentos e se dizer autosustentável”, afirmou. “Estou muito feliz por estar resolvendo um problema que persistia há mais de trinta anos.”

O vereador Sensei, que já vinha cobrando a melhoria para o Jardim Ciranda, destacou que só os moradores daquele bairro sabem o quanto a obra será importante. “Com maior prazer fiscalizarei o serviço junto com o Saaeb e participarei desta conquista.” Ele informou ainda que os moradores que tiverem suas calçadas atingidas pela obra podem ficar tranquilos porque elas serão refeitas sem custo algum para os moradores, conforme está previsto no contrato assinado entre o Saaeb e a construtora.

Residente na região do Jardim Ciranda há 50 anos, o aposentado Hugo Bento, de 74 anos, festejou o início dos serviços, que segundo ele irá por fim a um antigo problema do bairro. “Quando não falta água, o que sai da torneira chega sem pressão”, reclamou o morador. “Se você abrir duas torneiras ao mesmo tempo, só sai água em uma delas, mesmo sendo torneiras vizinhas.”

Serão substituídos cerca de três mil metros de tubulação desgastada pelo tempo e com sérios vazamentos, e, substituída por tubos de PVC de seis polegadas. De acordo com a direção do Saaeb, as obras serão executadas por etapa para não comprometer por muito tempo o abastecimento no bairro. Assim que a nova rede estiver instalada, a antiga, que é de ferro e se encontra deteriorada, será desativada.