20 de dezembro de 2010

Unimed é a primeira a receber o Diploma Empresa Amiga do Idoso

Vereadora Sebastiana Camargo, responsável pela criação do Diploma Empresa Amiga do Idoso na Câmara, com o diretor-administrativo da Unimed-Bebedouro, dr. Caio Augusto Simões, durante a solenidade de premiação sexta-feiraOs programas voltados para a saúde do idoso implantados pelo Departamento de Medicina Preventiva da Unimed, através do Centro Integrado de Atenção à Saúde – Viver Bem (Cias), renderam à cooperativa de trabalho médico de Bebedouro o Diploma Empresa Amiga do Idoso, entregue nesta sexta-feira (17), durante sessão solene na Câmara Municipal. Esta é a primeira edição do prêmio instituído em maio deste ano com o objetivo de homenagear as empresas que dão exemplo de atenção e respeito aos idosos.

Por iniciativa da Unimed foi lançado o selo AMI (Amigos da Melhor Idade) e colocados em funcionamento um programa de intervenção para prevenção de queda em idosos, o Programa Saúde do Idoso com enfermeiras, psicóloga, educador físico e fisioterapeuta à disposição, e o Programa de Valorização do Idoso.

Recebeu o diploma em nome da Unimed o diretor-administrativo dr.Caio Augusto Simões, que em seu pronunciamento ressaltou que uma das grandes preocupações da cooperativa é a medicina preventiva e isto tem ficado claro nas iniciativas tomadas, por exemplo, em relação aos idosos. Bebedouro tem a maior parcela de idosos da região, com 5.109 pessoas com idade acima de 60 anos.

Para o diretor, o envelhecimento da população tem levado as pessoas a valorizarem cada vez mais a qualidade de vida. “O idoso tem que ser resgatado”, disse Caio Simões, afirmando que tem se despontado um novo tempo para os integrantes da terceira idade.

A vereadora Sebastiana Camargo (DEM), autora do decreto que instituiu o Diploma Empresa Amiga do Idoso, elogiou a Unimed não só por ser uma das pioneiras no trabalho de atenção especial aos idosos, mas por já manter por tanto tempo as medidas de valorização a eles. “Aquilo que ela (dra. Mary Enokibara da Silva – presidente da Unimed) sonhou está acontecendo”, afirmou a vereadora na tribuna, após relatar a luta travada para efetivar o Conselho Municipal do Idoso neste ano, após cinco anos de sua criação.

O presidente da Câmara, José Baptista de Carvalho Neto (PDT), o Chanel, disse que não há dinheiro que pague o serviço prestado pela Unimed aos integrantes da Melhor Idade. Chanel parabenizou também a vereadora Sebastiana pela iniciativa de criar o diploma e classificou esta sexta-feira (17) como uma data muito importante para os idosos e, sobretudo, para as mulheres.

Chanel se referia ao fato de – nesta sexta-feira – em Brasília, ter sido diplomada uma mulher presidente do Brasil (Dilma Rosself), enquanto que em Bebedouro ocorria a entrega do Diploma Empresa Amiga do Idoso a uma empresa tão bem dirigida por uma mulher (Dra. Mary), cujo programa que levou-a à premiação tem no comando uma mulher (Silvéria Maria Peixoto Larêdo Oréfice de Camargo) e a autoria do decreto legislativo que instituiu o diploma também é de uma mulher (vereadora Sebastiana).

Além da diretora do Departamento Municipal de Promoção e Assistência Social, Maria Aparecida Chimello, que representou o prefeito João Batista Bianchini, também prestigiaram a solenidade os vereadores Nelson Sanchez Filho (DEM), Paulo Aurélio Bianchini (PTC) e Antonio Sampaio (PTC), além de funcionários da Unimed e representantes dos grupos de idosos de Bebedouro.