16 de dezembro de 2010

Diploma Contribuinte Cidadão é entregue aos que destinaram parte do IR a projetos sociais

Pedro Bertolami (à esq.), que além de fazer a sua destinação, trabalha voluntariamente para  atrair novos contribuintes durante todo o ano. Na foto ele está com o vereador Carlinhos Pica-Pau durante a solenidade, na CâmaraDurante solenidade no Plenário Arnaldo de Rosis Garrido, que contou com a presença do auditor fiscal da Receita Federal de Ribeirão Preto, João Pedro de Deus, nesta quarta-feira (15), à noite, a Câmara Municipal de Bebedouro - em parceria com a Prefeitura, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e a Rede Criança, promoveu a entrega do Diploma Contribuinte Cidadão às pessoas que destinaram, em 2009, parte do seu Imposto de Renda ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Bebedouro para aplicação em projetos sociais.

Além do presidente do Poder Legislativo, José Baptista de Carvalho Neto (PDT), o Chanel, que compôs a Mesa de trabalhos com o representante da Receita Federal, com o prefeito João Batista Bianchini e com as presidentes do CMDCA, Lucimara Eliane Lopes, e da Rede Criança, Maria Alice Alves Coelho, também prestigiaram a solenidade os vereadores Antonio Sampaio (PTC), Sebastiana Camargo (DEM), Sensei Valdeci (DEM), Paulo Aurélio Bianchini (PTC) e Carlinhos Pica-Pau (PV).

A solenidade foi marcada por uma palestra proferida pelo auditor fiscal da Receita Federal, João Pedro de Deus, acerca da campanha Contribuinte Cidadão, explicando como é fácil fazer a destinação do imposto. Ele ressaltou que o contribuinte não paga nada a mais por isso, além do imposto devido.

Durante pronunciamento na tribuna, a presidente do CMDCA - numa espécie de prestação de contas - enumerou as entidades beneficiadas com os recursos obtidos na campanha e disse torcer para que a arrecadação aumente ainda mais nos próximos anos. Dados divulgados durante a solenidade mostraram que os contribuintes bebedourenses destinaram R$ 254 mil em 2009 ao Fundo Municipal, destinação esta que ficou muito distante do potencial de destinação da cidade que é de R$ 1,1 milhão. “Este dinheiro traz para as crianças dignidade e o respeito aos seus direitos”, disse Lucimara Lopes.

Em seu discurso, o prefeito João Batista Bianchini cumprimentou as pessoas que se envolveram, durante todo o ano, com a campanha Contribuinte Cidadão, e a exemplo da presidente do CMDCA, também prestou as suas homenagens a Maria Alice Alves Coelho, da Rede Criança, pela dedicação à causa das crianças.

O presidente da Câmara, Chanel, falou da sua satisfação em poder comandar uma solenidade tão importante e significativa, pois sem a colaboração dos contribuintes de Bebedouro os R$ 254 mil não teriam ficado no município para investimentos na área social. Ao frisar que a Câmara Municipal de Bebedouro é uma das mais econômicas da região ao utilizar, no máximo, 3% dos 7,5% do Orçamento permitidos pela Legislação, Chanel sugeriu à Prefeitura que destine os recursos que não são utilizados pelo Poder Legislativo para as entidades filantrópicas já a partir de 2011.