19 de outubro de 2010

Aprovado projeto de lei que prevê erradicação da árvore Murta

Planta considerada hospedeira da bactéria causadora do greening está na mira da PrefeituraOs dias da planta Murraya paniculata, mais conhecida como Murta, e que é uma grande hospedeira da bactéria causadora do greening – a praga que está dizimando os laranjais paulistas – estão contados em Bebedouro. A Câmara Municipal de Vereadores acaba de aprovar, por unanimidade, um projeto de lei do prefeito João Batista Bianchini que determina a sua erradicação na cidade e a substituição por uma outra espécie de planta inofensiva.

Além disso, a Murta também é hospedeira do mosquito que transporta a bactéria causadora do greening para os pomares de laranja a longas distâncias.  Pelo projeto de lei, que ainda prevê a realização de campanhas de conscientização pública e, sobretudo de agricultores, a Prefeitura fica autorizada a proceder a retirada das árvores e o plantio de outra. A desobediência à lei ou qualquer dificuldade imposta por donos de imóveis acarretará em multa a ser arbitrada pela Prefeitura.

Durante discurso na tribuna, os vereadores Nelson Sanchez e Sebastiana de Camargo, do Democratas, defenderam o projeto. Para Nelson, o nome científico da Murta é pomposo, mas a planta “não passa de uma porcaria”. Sebastiana completou dizendo que para a felicidade da população e, principalmente, dos citricultores, a Murta  precisa ser erradicada até a última muda.

O greening deixa as folhas amareladas onde podem ser observadas manchas irregulares. Ocorre também mal-formação nos frutos e a árvore necessita ser arrancada pela raiz para não contaminar o pomar inteiro. Em cidades como Itápolis e Brotas, no Estado de São Paulo, a lei estabelece multa de R$ 148,00 para quem – após ser notificado pela Prefeitura – não tomar providências no sentido de arrancar a planta.