18 de outubro de 2010

Pauta: Vereadores votam hoje projeto que acaba com a “árvore Murta”

Árvore é hospedeira da bactéria causadora do greening - uma das doenças que está acabando com os laranjaisOs dias da planta Murraya paniculata, mais conhecida como Murta, e que é uma grande hospedeira da bactéria causadora do greening – a praga que está dizimando os laranjais paulistas – podem estar contados em Bebedouro. A Câmara Municipal de Vereadores vota hoje (18), a partir das 20 horas, em sessão ordinária, um projeto de lei do prefeito João Batista Bianchini que prevê a sua erradicação completa na cidade e a substituição por uma outra espécie de planta inofensiva.

A Murta também é hospedeira do mosquito que transporta a bactéria causadora do greening para os pomares de laranja.  Pelo projeto de lei, a Prefeitura fica autorizada a proceder a retirada das árvores e o plantio de outra.

Na ordem do dia estão ainda o projeto de decreto legislativo da Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara que rejeita a prestação de contas da Prefeitura de Bebedouro relativa ao ano de 2007, sob a Administração Hélio de Almeida Bastos, e o projeto de lei que revoga a lei municipal que instituiu, em 1997, a Cota de Participação Comunitária para o custeio do serviço de iluminação pública. A leu nunca vigorou e hoje é tida como inconstitucional.

Apenas um requerimento será votado nesta segunda-feira: o de autoria do vereador Antonio Sampaio (PTC) em que cobra esclarecimentos sobre o cumprimento da lei que instituiu o Programa Terceira Idade em Movimento.

Três moções fecham a pauta da sessão. Na primeira delas, o vereador Paulo Aurélio Bianchini (PTC) sugere à Concessionária de Rodovias Tebe o emprego de pneus recicláveis nas obras de recuperação das rodovias sob sua concessão – o chamado asfalto ecológico – que apesar de ser um pouco mais caro, tem maior durabilidade e contribui para a destinação de pneus velhos.

Na segunda moção, a vereadora Sebastiana Camargo (DEM) cumprimenta os integrantes da Associação Bebedourense de Atletismo (ABA) pelo sucesso obtido nas competições disputadas em todo o Estado de São Paulo, e na terceira moção, o presidente da Câmara, Chanel (PDT), congratula-se com o atleta Germino dos Santos, que divulga a campanha de doação de órgãos em todas as corridas que participa.