15 de outubro de 2010

Reunião na Câmara define composição do Conselho do Idoso

Diretoria: secretária, Flávia Cristine; presidente, Irmã Iracema Aragão, vice-presidente, Eliane Carvalho; tesoureiro, Carlos Alberto Santana da SilvaNuma reunião que contou com a participação da vereadora Sebastiana Maria Ribeiro Tavares de Camargo (DEM), na manhã desta sexta-feira (15), na Câmara, foi definida a nova composição do Conselho Municipal do Idoso, criado pela lei 3.546, de dezembro de 2005. Pelos próximos 12 meses, o conselho será presidido pela Irmã Iracema da Silva Aragão, tendo ainda como vice-presidente Eliane Maria de Carvalho, como secretária Flávia Cristine Ribeiro da Silva, e tesoureiro, Carlos Alberto Santana da Silva.

Pela legislação em vigor, o mandato dos membros do Conselho tem validade por dois anos, podendo ser prorrogado por igual período. Apenas o mandato dos membros da diretoria é que tem duração de 12 meses. Entre as principais atribuições do conselho estão a defesa dos direitos das pessoas idosas e a adoção de medidas que as valorizem.

O Conselho Municipal do Idoso é formado por representantes  dos Departamentos de Promoção e Assistência Social, saúde, educação e cultura, esportes, Gabinete da Prefeitura e das entidades ou associações que assistem a idosos no município. Suas reuniões estão previstas para a primeira quinta-feira de cada mês, às 8h30, na Câmara, ou na sede do Departamento Municipal de Promoção e Assistência Social, dependendo da disponibilidade.

A vereadora Sebastiana Camargo comemorou a definição do Conselho do Idoso, nesta quarta-feira (13), na Câmara, lembrando que a decisão tornará possível a entrega do título Empresa Amiga do Idoso ainda neste ano, instituído por iniciativa dela, que também é autora da lei que criou a Semana do Idoso no calendário oficial do município. A data é comemorada na semana do dia 1º de outubro, Dia Internacional do Idoso. Sebastiana Camargo foi cumprimentada pelos membros do Conselho pelo seu empenho à causa dos idosos.