20 de setembro de 2010

Mais seguras e acessíveis, Sensei defende instalação de lombofaixas em ruas

Leia, na íntegra, a indicação apresentada pelo vereador, na semana passada, à Prefeitura:

“INDICO ao Prefeito Municipal, Exm°. Sr. João Batista Bianchini, nos termos regimentais, que, com os Departamentos Municipais de tráfego, de Planejamento e Desenvolvimento Urbano e o de Engenharia e Obras, determine a construção de faixas elevadas, mais conhecidas como “lombofaixas”, em locais estrategicamente definidos do centro da cidade, mais especificamente na área delimitada pelo sistema de estacionamento rotativo pago.

Conforme se vê nas fotos anexadas, as faixas elevadas são conhecidas como “lombofaixas” porque parecem lombadas mais largas. A lombofaixa tem largura que varia de 5 a 7 metros e fica na mesma altura das calçadas, formando uma passarela, de lado a lado da via, para os pedestres, o que facilita a passagem de pessoas com mobilidade reduzida, inclusive daqueles que fazem uso de cadeira de rodas.

Sugiro a sua implantação na região central, mais especificamente na área delimitada pelo sistema de estacionamento rotativo, porque é onde observamos a maior concentração de pessoas e de veículos em movimento na cidade, pois trata de dispositivo com menor impacto para os veículos em trânsito, mas que, sem traumas, induz à redução da velocidade, gerando maior segurança aos pedestres. Sem contar que servem como calçadas que atravessam as ruas.

Para a escolha dos pontos estrategicamente definidos na área sugerida contamos com o engenheiro de tráfego e outros técnicos habilitados, que certamente saberão utilizar os critérios apropriados para se justificar a necessidade e definir sua viabilidade.

A lombofaixa é um tipo de redutor de velocidade que não foi previsto pelo Código de Trânsito Brasileiro, mas que vem sendo usado em várias cidades. Aliás, em relação a este dispositivo, já existe um intercâmbio entre técnicos de todo país para criar um padrão de construção e sinalização.

Consultando a secretaria desta Casa, tive acesso a uma resposta (Mem157/DPDU/08) ao Requerimento n° 34/2008, quando tomei conhecimento de que, por meio do “Programa Cidade Acessível”, a administração anterior já previa a construção de lombofaixas, como forma de propiciar a melhor mobilidade urbana, permitindo o deslocamento de pedestres, atendendo às necessidades da população, do sistema de transporte coletivo, individual e garantindo a acessibilidade. Pelo exposto, peço que a Administração se atente à importância da sugestão e tome as providências necessárias para sua concretização.”