26 de agosto de 2010

Horto florestal pode se transformar em parque estadual e bosque das águas

Gestora e turismóloga Alessandra Pinheiro, na Câmara, aproveitou para reclamar da falta de funcionários e dos constantes incêndios no local  Durante participação na tribuna da Câmara, nesta segunda-feira (23), a convite dos vereadores Antonio Sampaio (PTC) e Sebastiana Camargo (DEM), a gestora da Floresta de Bebedouro e turismóloga, Alessandra Nicolau Pinheiro Fernandes, destacou os seus planos de transformação do horto em parque estadual e em bosque temático.

Criado em 1926 como horto florestal, sua principal função era a produção de espécies exóticas de pinus e eucalipto e experimentos científicos. Teve 80% de sua área plantada com essas espécies. A partir de 1982, as árvores começaram a ser manejadas. Com a retirada de 1920 árvores exóticas através de convocação pública realizada pela Fundação Florestal/SMA, a unidade ampliará sua área de espécies nativas e, quando atingir 80%, poderá solicitar a transformação da área para Parque Estadual, e passar a receber verbas de compensação ambiental de empreendimentos a serem instalados na região, como usinas e rodovias, por exemplo.

Outra intenção de Alessandra Pinheiro é transformá-lo em bosque das águas e, desta forma, contribuir para a produção de água para a estação de captação 2 do Saaeb (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Bebedouro). A retirada dos pinus e eucaliptos contribuirá para este projeto.

Hoje, em Bebedouro, também é desenvolvido o Programa Criança Ecológica. Trata-se do segundo pólo deste projeto no Estado em atendimento a escolas, só perdendo para o Villa Ambiental, que está localizado no Parque Villa Lobos, em São Paulo.

Na tribuna, Alessandra Pinheiro novamente se queixou da falta de funcionários, das constantes queimadas e caças no horto florestal, e recebeu dos vereadores a garantia de que pressionarão o Governo do Estado e a própria Prefeitura de Bebedouro para destinar mais servidores para o local para sua manutenção e fiscalização.