20 de agosto de 2010

Paulo Bianchini defende lei que abre semáforos a partir da meia-noite

Semáforo no amarelo intermitente na madrugada libera o fluxo, previne assaltos, mas requer atenção redobrada dos motoristas nos cruzamentos, pois a via preferencial deixa de existirPor unanimidade, o Plenário da Câmara de Bebedouro aprovou, nesta semana, o requerimento de autoria do vereador Paulo Aurélio Bianchini (PTC) em que é defendido o cumprimento da lei municipal 3.214, de 2002, que autoriza o funcionamento dos semáforos da cidade em sinal de alerta (pisca-pisca no amarelo) entre a meia-noite e seis horas.

Apresentada pelo então vereador Archibaldo Brasil naquele ano, a lei deveria ter sido regulamentada pela Prefeitura 90 dias depois da sua publicação, o que não aconteceu, e nesta segunda-feira (16), durante sessão legislativa, o vereador Paulo Bianchini teve aprovado o requerimento em que questiona os motivos pelos quais a lei ainda não foi regulamentada e se existe uma avaliação técnica e criteriosa para fundamentar a aplicação da novidade em Bebedouro.

Para o vereador, a utilização do sinal amarelo intermitente parece ser a solução natural, pois está compatível com o Código Brasileiro de Trânsito (CBT) ao advertir sobre o risco de acidentes nos cruzamentos onde estão instalados os semáforos. “A solução mais apropriada é a de empregar o sinal amarelo intermitente para todos os veículos, deixando de existir a preferencial e colocando todos os motoristas em sinal de alerta”, disse o vereador.

Neste caso, a responsabilidade por qualquer acidente que venha a ser registrado é imputada aos motoristas envolvidos na ocorrência, e por este motivo, apesar de considerar simpática, sob vários aspectos, a decisão de aplicar o pisca-pisca no amarelo dos semáforos, o vereador acredita que as autoridades de trânsito do município devem analisá-la cuidadosamente, pois carrega alto grau de risco.

Por outro lado, Paulo Bianchini afirma ainda que a medida, se adotada, além de garantir maior fluência ao trânsito, que da meia-noite às seis horas é quase inexistente em cidades do porte de Bebedouro, também previne assaltos nos semáforos. “Graças a Deus este tipo de crime não é comum na nossa cidade, mas devemos nos antecipar para que ele jamais ocorra e venha até a tirar a vida de um bebedourense ou de qualquer outra pessoa que esteja em trânsito pela cidade.”