Notícias

27 de abril de 2010

Agora é pra valer: sambódromo é batizado de José Oscar da Silva


Amigos e familiares do carnavalesco Zé Oscar  prestigiaram a votação do projeto nesta segunda-feira, na CâmaraFamiliares e amigos do carnavalesco José Oscar da Silva, o popular Zé Oscar, falecido em dezembro de 2008, compareceram, ontem (26) à noite, na Câmara, para acompanhar a votação do projeto de lei nº 58 deste ano, que leva a assinatura de todos os vereadores, denominando o sambódromo municipal de José Oscar da Silva em homenagem a um dos maiores carnavalescos  que a cidade já teve.


Exímio sambista, Zé Oscar foi um dos fundadores da Sociedade Recreativa José do Patrocínio, militou no Movimento Negro, se destacando nas ações em defesa da cultura afro-brasileira e contra o racismo, e, profissionalmente, atuou como jogador da Associação Atlética Internacional de Bebedouro.


Filho de Dirce Rosa Ribeiro e Oscar Ribeiro da Silva, Zé Oscar com sua esposa, Malu, formaram em muitos carnavais o principal casal de mestre-sala e porta-bandeira da escola de samba da Sociedade Recreativa José do Patrocínio. Nos últimos desfiles da escola de samba, como membro da velha guarda, ajudou na coordenação das alas.

 

Na década de 60, Zé Oscar foi ponta direita da Associação Atlética Internacional, a quem dedicou muito amor por toda a vida, bem como, do Botafogo de Ribeirão Preto e do São Paulino, equipe amadora de Bebedouro. Sua disposição para o esporte influenciou o filho Vinícius, que, quando criança, acompanhava o pai nos jogos de futebol no estádio Arnoldo Bulle e no Stamatão ou no Ginásio Sérgio Zacarelli para torcer pelo futsal de Bebedouro.


Zé Oscar também gostava muito de tocar instrumentos de percussão e não resistia a uma roda-de-chorinho, onde participava com muita alegria e encantava os demais participantes e a quem apenas ouvia. Seu alto astral transbordava no seu modo de ser e não era surpresa ouvi-lo contar piadas, por isso, uma presença sempre alegre e agradável. As novas gerações de carnavalescos de Bebedouro muito aprenderam com ele.



Publicado em: