13 de abril de 2010

Rua 6 do Residencial Pedro Paschoal ganhará nome de José de Paula Ferreira

Segundo o vereador Nelson Sanchez Filho (foto),  José de Paula Ferreira faleceu em Bebedouro próximo de completar 100 anos, deixando muitos admiradoresPor iniciativa do vereador Nelson Sanchez Filho (DEM), a Rua Projetada 6 do Loteamento Residencial Pedro Paschoal se chamará José de Paula Ferreira em homenagem ao gráfico, jornalista e voluntário de diversas instituições de Bebedouro já falecido. O projeto de lei denominando a rua foi aprovado na sessão desta segunda-feira (12) e, agora, aguarda a sanção do prefeito João Batista Bianchini.

Nascido aos 23 de dezembro de 1908, no município de Jardinópolis, da união de Antonio Isaias Ferreira com Mariana Tiburtina de Jesus, desde pequeno foi um garoto alegre, agradável, inteligente e com muita vontade de aprender, o que despertou a atenção de pessoas bem preparadas e não demorou muito para que Gerzolino Bruno da Silva (professor e mestre na Arte Gráfica) começasse a instigar sua potencialidade para o ramo. Aos poucos, José de Paula foi tomando gosto pelos serviços gráficos, trabalhando as letras que lhe abrilhantavam os olhos e que o direcionavam para o caminho da literatura.

Mudou-se para Bebedouro aos 19 de março de 1926, aceitando o convite do então Cel. João Manoel para fazer o “Jornal de Bebedouro”, órgão ligado ao Partido Republicano Paulista, onde encontrou e passou a admirar, pelo talento nas Artes Gráficas, outros profissionais da área, como Amador Aguiar e o saudoso Henrique Baenninger.

Trabalhou em todos os 37 jornais editados à época em Bebedouro e, nos últimos anos, como gráfico e jornalista, também atuou nos estabelecimentos gráficos São Paulo – Goiás, Áreas e Santo Elísio. José de Paula Ferreira prestou serviços em prol de entidades e instituições, dentre eles a Associação Atlética Internacional (jogador e contribuinte), a Sociedade Operária Beneficente, o Circulo Operário, o Círcolo Italiano, o Nosso Club, o Tiro de Guerra n° 590, o Grêmio Esportivo Cidade Coração, o Centro Cultural de Bebedouro e a Congregação São Luiz (Vicentinos).

Atuou por 26 anos consecutivos na Associação dos Empregados no Comércio de Bebedouro, que chegou a presidir por três mandatos e onde fundou a primeira Biblioteca da cidade, com mais de 2000 livros selecionados e salão de leitura com jornais e revistas do País e do exterior. “Era uma pessoa que se sentia bem em promover o conhecimento humano”, destacou o vereador Nelson Sanchez na justificativa ao projeto.

Foi na Associação dos Empregados no Comércio que, juntamente com os demais diretores, José de Paula recebeu o primeiro ministro do Trabalho no Brasil, Lindolfo Collor, em 1932, quando, em grande Assembléia no Teatro Rio Branco, trataram de interesses comerciários e direitos, como a regulamentação do descanso semanal e horário de trabalho no País. Admirador de Rui Barbosa, a quem idolatrava, fez campanha para colocar o busto do ídolo no antigo fórum de Bebedouro com direito a discurso e aplausos.