Notícias

18 de março de 2010

Carlinhos volta a sugerir implantação de pistas exclusivas para motos


Para Carlinhos Pica-Pau, a intenção é diminuir os acidentes envolvendo motociclistasConfira, na íntegra, a indicação enviada à Prefeitura, nesta semana:

 

“Indico ao Prefeito Municipal, Exm°. Sr. João Batista Bianchini, nos termos regimentais, para que, com os Departamentos de Tráfego, de Planejamento Urbano e o Jurídico, nos moldes do anteprojeto em anexo, determine estudos que viabilizem a criação de pistas exclusivas para motocicletas no sistema viário do Município de Bebedouro.

 

A elevação do número de veículos transitando em nosso município cresceu sobremaneira nos últimos anos, assim como, as consequências que lhes são correlatas, sendo uma delas o número de acidentes de trânsito registrados.  Dos veículos em circulação no município, muitos são motos, que servem tanto para o deslocamento dos seus proprietários como meio de prestação de serviço (transporte e entrega).

 

O trânsito intenso de algumas vias, as chamadas vias rápidas, coloca as motocicletas em permanente alternância de espaços com outros tipos de veículos, configurando uma condição de insegurança para todos, mas que, em caso de acidente, o ônus maior é para o motociclista. Com o anteprojeto ora apresentado, sugerindo uma pista exclusiva para a circulação de motos em algumas vias, viso tornar o trânsito mais seguro e, por conseguinte, diminuir as ocorrências de acidentes.

 

Por outro lado, a pista exclusiva tende a proporcionar maior tranquilidade também aos motoristas dos outros veículos, posto que, sem as motos cortando-lhes a trajetória, a ansiedade minimiza. Temos de reconhecer que o uso de motos, embora exponha mais os seus condutores às consequências resultantes de um acidente, também serve a bons propósitos, desde o fator econômico e a facilidade de deslocamento até a agilização no transporte. E não podemos deixar de observar que, assim, vem conquistando seu espaço, inclusive no mercado de trabalho, onde os motoboys prestam relevantes serviços.

 

As vias estruturais ou vias rápidas, além de não serem muitas no município, são mais largas e interligam as várias regiões da cidade, entretanto são onde os acidentes registrados se dão da forma mais graves e com vítimas fatais. Então, penso ser valido inovar a forma como o trânsito flui, inclusive como experiência para futuras adaptações em novas artérias que certamente surgirão com o passar dos anos.  O presente assunto foi tratado anteriormente na Indicação n° 457/2009, mas como nada se fez até o momento peço que desta vez a Administração dê a devida atenção.”



Publicado em: