18 de março de 2010

Estação Ecológica terá nome de Jorge Caram Sabbag

Fundador da Patrulha Ecológica, Jorge Caram Sabbag deixou para muitas crianças e adolescentes lições de civismoPor iniciativa do vereador Carlinhos Pica-Pau (PV) e do presidente da Câmara, José Baptista de Carvalho Neto (PDT), o Chanel, um dos criadores da Patrulha Ecológica, Jorge Caram Sabbag, falecido em janeiro deste ano, terá seu nome imortalizado na Estação Ecológica de Bebedouro, também conhecida como Parque Ecológico, que fica no Jardim das Acácias.

O projeto de lei foi aprovado na sessão da última segunda-feira (15) e homenageia uma pessoa que nos seus quase 80 anos de vida fez história como comerciante, pois era dono da Cafeteria Rio Branco nas esquinas das ruas São João e Oscar Werneck, foi colunista de vários jornais e voluntário de inúmeras instituições filantrópicas.

Uma das iniciativas das quais mais se orgulhava e defendia fervorosamente era o  projeto que privilegiava a educação cívica e ecológica para a inclusão social de uma centena de crianças e adolescentes da periferia do município, denominado Patrulha Ecológica, que tem à sua frente João Gandra, o Janjão. Jorge Caram Sabbag também será sempre lembrado como um dos maiores apoiadores da Festa Direito de Viver, evento que reverte renda para o Hospital do Câncer de Barretos.

A sua cafeteria, que também ficou conhecida como Bar da Esquina do Pecado, se tornou um ponto de encontro de lideranças da cidade e local obrigatório de visita de candidatos a cargos eletivos. Por lá passaram pessoas como o ex-governador Mário Covas, o então canditado à Presidência da República, hoje governador do Estado, José Serra, o senador Aloísio Mercadante, Paulo Maluf e outros políticos conhecidos nacionalmente. Nas paredes do recinto podem ser conferidas fotos dos ilustres frequentadores e de Bebedouro que tanto amou em suas diversas épocas.

A Estação Ecológica, que levará seu nome, hoje tem mecanismos de proteção do meio ambiente no município de Bebedouro e nela a população encontra um local para poder descansar e, ao mesmo tempo, visitar e ver protegida toda a fauna e flora, tão admirada por Jorge Caram Sabbag, que era casado com Nicéia Sabbag, com quem teve os filhos Giseli, José Francisco, Jorge e, in memoriam, Maria Aparecida Caram Vizicato.