04 de fevereiro de 2010

Teste da orelhinha é ampliado para todos os recém-nascidos

ver.paulo_04022010

Aprovado por unanimidade em dezembro do ano passado pela Câmara de Bebedouro, o projeto de lei de autoria do prefeito João Batista Bianchini (PV), o Italiano, que tornava obrigatória, na rede municipal de saúde, a identificação precoce de deficiência auditiva nos recém-nascidos de risco, será obrigatório em todos os bebês nascidos na maternidade do Hospital Municipal Júlia Pinto Caldeira e poderá ser ampliado também para os recém-nascidos em hospitais da rede privada.

A ampliação do exame foi aprovada nesta segunda-feira (1º) pelos vereadores e visa ao desenvolvimento de ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde auditiva das crianças bebedourenses. O projeto atende a uma solicitação do vereador Paulo Aurélio Bianchini (PTC) em indicação enviada à Prefeitura em 2009.

Constatada a deficiência auditiva, caberão à Prefeitura, através da rede municipal de saúde, o tratamento e as intervenções necessárias para a reabilitação adequada das crianças, conforme repasses de recursos financeiros do Ministério da Saúde. Parcerias poderão ser firmadas com o Sistema de Vigilância e de Informação em Saúde Auditiva Neonatal, com dados do sistema público.

Pelo texto aprovado pelos vereadores, é facultada a celebração de convênios ou parcerias com instituições de saúde ligadas ao Sistema Único de Saúde – SUS, universidades e organizações não-governamentais como a Avida (Associação de Valorização Integral do Deficiente Auditivo) que já atua na área.