02 de dezembro de 2009

Orçamento 2010 é aprovado em primeiro turno

25Em sessão extraordinária ocorrida nesta segunda-feira (30), os vereadores de Bebedouro aprovaram, por unanimidade, em primeiro turno, a proposta orçamentária de R$ 130,1 milhões apresentada pelo prefeito João Batista Bianchini (PV) para o próximo ano. Também ficou mantido o percentual de remanejamento de 20% previsto na peça orçamentária sem que haja necessidade de nova autorização legislativa.

O projeto de lei recebeu várias sugestões da Câmara, beneficiando setores como da Agência de Desenvolvimento Econômico de Bebedouro (Adebe), moradias, saúde, proteção aos animais, esporte, obras, melhor idade, iluminação pública, promoção social e turismo, mas não no formato de emendas.

Presidente da Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara, o vereador Mestre Rodrigo da Silva (PDT) elogiou a forma pela qual se deu o encaminhamento dos debates em torno do Orçamento neste ano, com audiência pública e diversas reuniões esclarecedoras com representantes da Prefeitura. O vereador também destacou o fato de todas as propostas feitas pela Câmara terem sido levadas em conta na mensagem enviada pelo Poder Executivo nesta segunda-feira. “Esta votação é tranquila, com satisfação e alegria”, comemorou Mestre Rodrigo.

Na tribuna, o presidente da Câmara, José Baptista de Carvalho Neto (PDT), o Chanel, também mencionou a importância do diálogo. “O que ocorreu foi uma conversação para que Bebedouro ganhasse com isso”. Chanel acredita que para 2010 ações que não puderam ser executadas sairão do papel. Segundo o presidente, a participação popular foi decisiva e espera que o projeto seja cumprido à risca, e mencionou como imprescindível, por exemplo, o repasse de R$ 1,2 milhão às entidades assistenciais proposto pelo Legislativo, com um ganho de 20% em relação ao orçamento que está em vigor.

O vereador Nelson Sanchez Filho (DEM), após tecer críticas à tecnicidade do Orçamento, destacou o fato do trabalho da Associação Bebedourense de Ferreomodelismo ter tido o seu reconhecimento no Orçamento com uma emenda de R$ 15 mil, embora, segundo o vereador, o valor não seja suficiente. A vereadora Sebastiana Camargo (DEM) lamentou a falta de previsão orçamentária para investimentos no setor de prevenção às drogas e tratamento dos dependentes.

COMO FICOU O ORÇAMENTO (1º turno)

Essencial à Justiça R$ 1,5 milhão
Administração R$ 9,4 milhões