11 de novembro de 2009

Vereadores aprovam exigência de dispensador de álcool-gel no comércio

12Por unanimidade, os vereadores de Bebedouro aprovaram, nesta segunda-feira (19), o projeto de lei do pedetista Mestre Rodrigo da Silva que estabelece a obrigatoriedade da instalação de dispensadores de álcool-gel em estabelecimentos que comercializam e manipulam alimentos no município, como supermercados, bares, restaurantes e lanchonetes, por exemplo.

O projeto, que tem por objetivo disseminar medidas higiênicas e prevenir a gripe suína, estabelece multa de R$ 500 a R$ 1,5 mil e até a cassação do alvará de funcionamento dos estabelecimentos cujos donos descumprirem a lei, que ainda necessita da sanção do prefeito João Batista Bianchini (PV).

Pelo projeto, os dispensadores de álcool-gel deverão ser instalados na entrada dos estabelecimentos e nos seus banheiros, acompanhados de informações sobre a importância da higienização das mãos como prevenção a diversas doenças.

Na tribuna da Câmara, nesta segunda-feira, durante a discussão do projeto, o vereador Mestre Rodrigo da Silva destacou notícias que dão conta de que a ação da gripe suína, por exemplo, será ainda mais devastadora no próximo inverno. “Se não tomarmos providências, vários entes queridos nossos morrerão com os efeitos de uma doença que pode – facilmente - ser prevenida”, alertou.

O vereador também destacou notícias que apontam para o crescimento vertiginoso do número de vítimas fatais da nova gripe na região de Bebedouro e em todo o Brasil. Sobre o seu projeto de lei, Mestre Rodrigo foi categórico ao afirmar que a medida, além de não trazer despesas altas para os donos dos estabelecimentos, também demonstrará a preocupação dos empresários pela saúde dos seus clientes.

“A exigência de dispensers não implica em custos consideráveis”, avaliou o vereador, “pois, são abastecidos com refil embalado em várias formas, que custa muito pouco.” E prosseguiu: “Muitos estabelecimentos já os disponibilizam e, assim, demonstram o cuidado que têm com a higienização, inclusive com os produtos que manipulam, e com isso, ganham confiança e mais clientes.”