11 de novembro de 2009
ONGs terão verbas para atenção aos animais
Encaminhar à Prefeitura um anteprojeto de lei objetivando a criação do Conselho Municipal de Proteção aos Animais e um fundo para destinar recursos ao setor, além de propor uma emenda para que as ONGs bebedourenses que lidam com animais possam receber verbas do município em 2010. Estes foram os encaminhamentos definidos na audiência pública ocorrida nesta quarta-feira (14), na Câmara, sob a coordenação do presidente do Legislativo, vereador José Baptista de Carvalho Neto (PDT), o Chanel.
De acordo com a veterinária Beatriz Gimenes, não se pode continuar admitindo que os animais sejam tratados da forma como vêm sendo tratados em Bebedouro. “O abandono é um vergonha”, afirmou. “Há muito tempo precisávamos ter tomado uma iniciativa como esta.”
Durante a audiência, também voltou à tona a discussão em torno da necessidade de castração em massa de animais abandonados e a implantação de chips em cachorros e gatos para a identificação de seus responsáveis. O vereador Carlinhos Pica-Pau (PV) sugeriu também a criação de uma espécie de cemitério com a intenção de evitar que animais mortos sejam abandonados em vias públicas ou depositados irregularmente em outros locais. Uma área para incineração deles também foi proposta.
As emendas, que devem ser apresentadas nos próximos dias ao orçamento de 2010, pela Presidência da Câmara, irão beneficiar as ONGs Proteção, Auxílio e Tratamento aos Animais em Sofrimento (Patas) e a Associação Protetora dos Animais de Bebedouro (Apabe). Cada uma deverá ser contemplada com até R$ 60 mil durante o ano.
“Pelo trabalho que elas realizaram até agora e que ainda vão realizar, estas ONGs merecem todo o reconhecimento público”, disse o presidente Chanel, na audiência. O vereador Antonio Sampaio (PTC) lamentou o fato de ver tantos animais abandonados em Bebedouro. “Falta consciência às pessoas”, avaliou o vereador.
Publicado em: