16 de outubro de 2009

Conselheiras tutelares reivindicam maior apoio

23Durante participação na tribuna da Câmara, nesta terça-feira (14), à noite, a convite dos vereadores Nelson Sanchez Filho e Sebastiana Camargo, do Democratas, as conselheiras tutelares Patrícia Seixas Rego e Patrícia Rocha cobraram um maior apoio das instituições de Bebedouro, em especial da Polícia Militar e da Prefeitura, nos seus trabalhos diários.

A conselheira Patrícia Rego não economizou críticas ao trabalho da Polícia Militar, a qual segundo ela, não tem dado a devida atenção e o apoio necessário ao Conselho Tutelar. Em resposta aos questionamentos dos vereadores, ela afirmou que um dos maiores problemas enfrentados pela equipe de conselheiras tem sido o uso de drogas entre adolescentes, mas também mencionou a prostituição infantil e a violência doméstica como pontos preocupantes.

“O Conselho Tutelar atua, simplesmente, quando os pais deixam seus filhos”, disse Patrícia Rego, que também criticou o comportamento dos responsáveis ao deixarem seus filhos até tarde da noite na rua sem ao menos saberem onde eles estão. A conselheira, por sua vez, também solicitou um apoio maior da Prefeitura no que diz respeito às áreas de saúde mental, por exemplo.

“A política social dentro de Bebedouro está muito defasada”, avaliou. “Infelizmente, a Prefeitura, neste campo, está deixando a desejar.” Segundo Patrícia Rego, a Prefeitura tem ajudado, mas poderia colaborar muito mais. Por outro lado, elas elogiaram o auxílio dado pelo Departamento Municipal de Educação. Patrícia Rocha, entretanto, classificou como insatisfatório o atendimento dado pelo Departamento de Saúde.

“O Conselho Tutelar não é visto como autoridade dentro do município”, disse Patrícia Rego. “Nós precisamos de um pouco mais de respaldo.” A conselheira Patrícia Rocha mencionou o fato de sequer ofícios encaminhados ao Departamento de Saúde terem sido respondidos.

Sobre a implantação de um “toque de recolher” para adolescentes, Patrícia Rego afirmou que o Conselho Tutelar tem obedecido a uma portaria do Juizado de Menores de Bebedouro, que defende a fiscalização no acesso de adolescentes a festas sem autorização dos seus responsáveis legais e em lan houses, mas que em nenhum momento chegou-se a cogitar a implantação de um “toque de recolhimento” a adolescentes.

Em nome do Poder Legislativo, o presidente José Baptista de Carvalho Neto (PDT), o Chanel, cumprimentou todos os integrantes do Conselho Tutelar de Bebedouro e também lamentou a falta de estrutura e a falta de apoio às conselheiras. Chanel colocou a Casa à disposição para mudar o quadro. “Quanto mais vocês agirem, mais o nosso município ficará melhor.”