25 de setembro de 2009
Câmara vai debater perspectivas das artes marciais em Bebedouro
O Plenário da Câmara de Bebedouro aprovou, nesta semana, requerimento em que o vereador Mestre Rodrigo da Silva (PDT) agenda para o dia 8 de outubro, às 20 horas, na sede do Legislativo local (Rua Lucas Evangelista, 652, Centro), uma audiência pública com a finalidade de debater a realidade e as perspectivas das artes marciais no município.
Segundo o vereador, um dos grandes problemas é a falta de investimentos no esporte, o que pode ser amenizado com a aplicação de diversas leis municipais, como da que criou o Conselho e o Fundo Municipal específicos (Leis n°s 3608/06 e 3921/09 respectivamente), a Campanha Contribuinte Amigo do Esporte (Lei n° 3928/09) e a que instituiu o título Contribuinte Amigo do Esporte (Decreto Legislativo n° 344/09), de sua autoria. De acordo com Mestre Rodrigo, estas leis, se aplicadas na prática, podem surtir resultados promissores e importantes.
“Hoje, as artes marciais, além de praticadas como treinamento militar, policial e de auto-defesa, também são praticadas como esporte”, detacou o vereador. “No nosso município, elas integram o Departamento Municipal de Esportes e são estendidas aos alunos da rede municipal de ensino e, via o referido órgão e as academias aqui existentes, aos demais cidadãos interessados.”
Para Mestre Rodrigo, como política pública, o assunto exige seriedade, pois, além de tratar de atividade que congrega saúde, segurança e cidadania, está relacionado com a dignidade de pessoas abnegadas. “Por isso, vejo a importância de, por meio de audiência pública, promover o debate com o público diretamente envolvido, as autoridades municipais competentes, os órgãos (governamentais ou não) e os munícipes interessados”, justificou.
Convites para a audiência estão sendo enviados ao prefeito e vice-prefeito de Bebedouro, aos diversos departamentos municipais, em especial de Esportes, Saúde e Educação, à Guarda Civil Municipal, às Polícias Civil e Militar, ao Imesb, à Fafibe, ao Conselho Municipal de Esportes, às academias, às entidades, associações, sindicatos e escolas cadastrados na secretaria da Câmara.
Publicado em: