11 de setembro de 2009

Lideranças elegem tratamento de esgoto como prioridade

20O tratamento de esgoto em Bebedouro foi eleito como prioridade no município por cerca de 20 lideranças políticas que participaram da segunda audiência pública para debater o tema, nesta quinta-feira (10), à noite, na Câmara. Sob a coordenação do presidente da Casa, José Baptista de Carvalho Neto (PDT), o Chanel, e com as presenças dos diretores do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saaeb), Gilmar Feltrin e Acelino Cardoso de Sá, os participantes da audiência foram unânimes em definir a necessidade do tratamento total do esgoto produzido no município, sob pena de perder investimentos públicos e privados.

A obra está orçada em R$ 21 milhões. Para meados de outubro, a Presidência da Câmara irá disponibilizar um ônibus que levará uma comitiva de bebedourenses para uma audiência no Ministério das Cidades a fim de solicitar a destinação dos recursos para Bebedouro. Até a próxima terça-feira (15), os representantes dos partidos políticos que estiveram nas duas audiências públicas ocorridas na Câmara receberão do Saaeb cópia completa do projeto para o tratamento de esgoto, que já tem a aprovação da Cetesb.

Chanel agradeceu a todos pelo apoio e comemorou o fato de ver as lideranças da cidade sentadas numa só mesa discutindo os problemas da cidade e buscando soluções. Carlos Alberto Corrêa Orpham (PT) disse também concordar com a informação de que uma das grandes prioridades de Bebedouro deve ser o tratamento de esgoto.

O ex-prefeito Davi Peres Aguiar, hoje no PSB, também não se opôs à definição do grupo, a exemplo de Donizete Mateus (PCdoB), que embora tenha afirmado que um programa completo de tratamento de esgoto tem custo altíssimo, com o empenho de todos e a perseverança, a cifra de R$ 21 milhões para o tratamento total será atingida. Atualmente, Bebedouro trata apenas 30% do seu esgoto, sendo o único município da Bacia do Baixo Pardo/Grande a não cumprir a exigência dos órgãos ambientais de tratamento total do esgoto.

O advogado Benedito Buck (PSC), mesmo reconhecendo a urgência na necessidade do tratamento de esgoto, comentou que é preciso ouvir as pessoas que estão à frente do desenvolvimento econômico e da saúde no município, pois são áreas que também sofrem com a falta de recursos e requerem investimentos imediatos.

Ao justificar a necessidade do investimento no tratamento do esgoto, o vereador Carlinhos Pica-Pau (PV) mencionou viagem feita pelo prefeito João Batista Bianchini (PV) a Brasília, nesta semana, em busca de investimentos para o setor. Elogiando a iniciativa de Chanel em reunir as lideranças políticas da cidade, Antonio Sampaio (PTC) disse que jamais presenciou, na história de Bebedouro, uma atitude como esta e afirmou que muito ainda tem de ser aprendido em termos de política. “Politicamente estamos apenas engatinhando”, afirmou o vereador.

Quem participou da audiência nesta quinta-feira

Ângelo Daólio (PMDB), Rubens Cunha (PMDB), Gilmar Feltrin (Saaeb), Moaci Bezerra (PSB), Davi Peres Aguiar (PSB), Acelino Cardoso de Sá (Saaeb), Donizete Aparecido Mateus (PCdoB), Benedito Buck (PSC), Fernando Mattos (PMDB), Mário Gomes de Oliveira Júnior (PSDB), José Baptista de Carvalho Neto (PDT), Carlinhos Pica-Pau (PV), Antonio Sampaio (PTC), Aldo José Lemos Gagliardi (PDT), Carlos Orpham (PT), Luiz Carlos de Freitas (PT), Celso Aparecido de Oliveira (PR), Mário Varalda (PSDB), Pedro Américo (PSDB) e Amândio Pinho (PMDB).