10 de setembro de 2009

ONGs propõem punições a quem maltratar animais

17Entre as propostas apresentadas na segunda audiência pública ocorrida nesta quarta-feira (9), na Câmara de Bebedouro, sob a coordenação do presidente José Baptista de Carvalho Neto (PDT), o Chanel, estão desde campanhas de conscientização pública e castração a implantação de chips para identificação dos proprietários de animais abandonados e vítimas de maus tratos e aplicação de punições, como multas, por exemplo.

As novidades foram defendidas por vereadores e integrantes da ONG de Proteção, Auxílio e Tratamento aos Animais em Sofrimento (Patas), e da Associação Protetora dos Animais de Bebedouro (Apabe), e por diversos voluntários que marcaram presença na audiência pública.

Voluntários como o presidente da ONG Patas, Arthur Vinícius Feitosa Furtado, a presidente da Apabe, Silmara Corrêa Neto, e Mariangela Mussollini e Stella Cerávolo Daud, do Centro de Controle de Vetores e Zoonoses de Bebedouro, também pediram pressa na proposta de construção de um abrigo para animais abandonados e de instalação de um hospital público para oferecimento de serviços diversos.

A próxima audiência está marcada para o dia 14 de outubro. Até lá, alguns projetos devem ser apresentados para a análise da Assessoria Jurídica da Câmara e posterior encaminhamento. O vereador Mestre Rodrigo da Silva (PDT) afirmou ter ficado satisfeito com a participação popular nesta segunda audiência. Para Antonio Sampaio (PTC), que pregou a conscientização das pessoas quanto às suas responsabilidades sobre seus animais, o povo de Bebedouro precisa “abraçar esta causa”, que é de toda a sociedade.

Segundo o presidente Chanel, a grande expectativa, agora, ficará por conta da definição do Conselho Municipal em Defesa dos Animais. Ele espera que até o mês de outubro o conselho esteja composto e comece a tomar as primeiras providências em prol dos animais.

Vacinação

Confirmada para sábado e domingo (12 e 13), das 8h às 17h, a vacinação anti-rábica em cães e gatos no perímetro urbano de Bebedouro. Os animais precisam estar bem de saúde e com mais de três meses de vida. O proprietário que possuir a carteirinha de vacinação do animal deverá apresentá-la.

A meta é imunizar 14 mil animais, sendo que 2.500 já foram vacinados nos distritos de Botafogo e Turvínia, no povoado de Andes e em propriedades rurais.