Notícias

10 de setembro de 2009

Carlinhos Pica-Pau quer base de polícia comunitária na zona leste


16“Indico ao Prefeito Municipal, Sr. João Batista Bianchini, nos termos regimentais, para que, junto ao Comando da Policia Militar, estude a possibilidade da instalação de uma base de policiamento comunitário em ponto comum ao atendimento dos Residenciais Centenário, Pedro Maia e Antonia Santaella.

O CONSEG - Conselho de Segurança, ou tradicionalmente conhecido por base de policiamento comunitário, é um grupo de pessoas do mesmo bairro ou município que se reúnem para discutir e analisar, planejar e acompanhar a solução de seus problemas comunitários de segurança, desenvolver campanhas educativas e estreitar laços de entendimento e cooperação entre as várias lideranças locais.

Sua legitimidade tem sido reconhecida pelas várias esferas de Governo e por institutos independentes, o que permite afirmar que o CONSEG representa, hoje, a mais ampla, sólida, duradoura e bem sucedida iniciativa de Polícia orientada para a comunidade em curso no Brasil.

Entrementes, a sugestão de se instalar um CONSEG para atender os bairros indicados não é pioneira em nossa cidade. Ao lado do Centro Social Urbano “Tancredo de Almeida Neves” se localiza as instalações de uma base de policiamento comunitário. Em nosso município, conhecido por CONSEB - Conselho de Segurança de Bairros, este posto policial contribui sobremaneira com a segurança dos bairros da zona norte, denotando sua difusão para outros setores de nossa cidade.

De se ressaltar, que os moradores do Centenário, do Pedro Maia e do Antonia Santaella carecem desse tipo de empreendimento, pois, infelizmente, vem sendo alvo de pessoas inescrupulosas, que promovem insegurança em alguns pontos, principalmente à noite, quando, aliás, muitos estudantes necessitam circular pelas vias públicas desses bairros. Razão pela qual, peço que envide esforços para instalar a Base indicada, que atenderia, também, outros bairros do setor leste da cidade.”



Publicado em: