09 de setembro de 2009

Diretora da Promoção Social presta contas na Câmara

11Convocada pelo vereador Jesus Martins (PV), a diretora do Departamento Municipal de Promoção e Assistência Social, Maria Aparecida Chimello dos Santos, esteve na Câmara, nesta terça-feira (8), expondo – na tribuna – as atividades realizadas por seu departamento e respondendo a questionamentos dos vereadores.

Em seu pronunciamento inicial, Maria Aparecida Chimello destacou as atribuições do Departamento de Promoção Social, frisando as de proporcionar apoio técnico às entidades sociais do município em celebrações de convênios, expedição e renovação de documentos, e ao Conselho Municipal de Assistência Social.

Também mencionou os programas de transferência de renda como o bolsa-família, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, que atende a 3.811 famílias de Bebedouro. Através do programa, as famílias cadastradas recebem de R$ 22 a R$ 200, além do Programa Renda Cidadã, do Governo do Estado, por meio do qual 129 famílias recebem R$ 60,00 mensalmente. Outro programa desenvolvido é o Renda Cidadã, do Governo Municipal, que contempla 25 famílias com até R$ 80,00 por mês.

Maria Aparecida Chimello, por outro lado, destacou a sua preocupação com o oferecimento de cursos que propiciem renda às famílias carentes, além de palestras educativas. Aos vereadores, respondeu perguntas sobre medidas de apoio para garantir tratamento a viciados em drogas, o atendimento a andarilhos, critérios para distribuição de cestas básicas, isenções em contas de água, participações em frentes de trabalho e erradicação do trabalho infantil.

Cerca de 20 funcionários do departamento dirigido por Chimello há quase cinco anos acompanharam a sessão. Os vereadores rasgaram elogios ao trabalho da equipe, que mais uma vez se colocou à disposição dos vereadores e da população para quaisquer esclarecimentos, apoio e sugestões.