02 de setembro de 2009
Chanel anuncia verba de R$ 300 mil para proteção aos animais
Durante audiência pública ocorrida nesta terça-feira (1), à noite, o presidente da Câmara de Bebedouro, vereador José Baptista de Carvalho Neto (PDT), o Chanel, anunciou – para o início de 2010 – a liberação de cerca de R$ 300 mil para a construção de um abrigo para receber e tratar os animais abandonados e em situação de risco na cidade. Os recursos serão destinados através de emenda individual e privativa do deputado federal João Dado (PDT) por solicitação de Chanel.
A notícia foi bastante comemorada pelas pessoas que participavam da audiência, no Plenário Arnaldo de Rosis Garrido, sendo a maioria de representantes da ONG Patas, criada em Bebedouro há cerca de um ano e que vem se destacando por seu trabalho junto aos animais, com campanhas de resgate, tratamento, castração e doações.
Segundo Chanel, que teve o apoio dos vereadores Mestre Rodrigo da Silva (PDT), Antonio Sampaio (PTC), Carlos Renato Serotine (PV), o Tota, e Nelson Sanchez Filho (DEM), a verba possibilitará o cumprimento da lei nº 691, de 27 de dezembro de 1967, que dispõe sobre a criação de um órgão público destinado a proteger os animais. A lei prevê ainda a destinação de recursos do Orçamento Municipal para cobrir despesas do órgão com campanhas, medicamentos e serviços de fiscalização.
Os vereadores também se comprometeram a intensificar as reivindicações para que sejam instituídos um conselho municipal de proteção aos animais, com representantes da Prefeitura e da sociedade civil, e um fundo para receber recursos. Os participantes da audiência elogiaram a Câmara pela iniciativa e garantiram que irão acompanhar a execução do projeto e apoiá-lo, com envolvimento direto. Eles defenderam punições severas às pessoas que maltratam e abandonam seus animais.
O professor Jairo Cardoso, do Departamento de Ciências Biológicas das Faculdades Integradas Fafibe, qualificou como louvável a inicativa da Câmara, e, afirmou que a ideia de se construir um centro de proteção aos animais é digna de elogios, mas é preciso estender o atendimento a todas as espécies de animais, desde cães e gatos a aves, répteis, etc. Segundo o professor, um trabalho de conscientização se faz necessário, começando pelas crianças. Uma nova reunião foi agendada para o dia 9 de setembro, às 20 horas, na Câmara, para dar sequência aos trabalhos iniciados nesta terça-feira.
Publicado em: