01 de setembro de 2009

Legislativo inicia debates para definir prioridades em verbas parlamentares

1Numa reunião que marcou a presença de nove representantes dos 19 partidos políticos de Bebedouro, ontem à noite (31), no Plenário Arnaldo de Rosis Garrido, sob a coordenação do presidente da Câmara, José Baptista de Carvalho Neto (PDT), o Chanel, foram apontados como setores que devem ser priorizados durante a solicitação de verbas a deputados estaduais e federais o Hospital Municipal Júlia Pinto Caldeira, o saneamento básico, visando às obras de tratamento de esgoto no município, infraestrutura para os parques industriais e turismo.

Da reunião, idealizada por Chanel com o objetivo de canalizar as verbas para setores prioritários - através de emendas parlamentares – participaram representantes do PDT, PCdoB, PMDB, PT, DEM, PPS, PV, PSC e PSDB. Na avaliação do presidente da Câmara, a reunião foi uma clara demonstração de que todos estão preocupados com a vida financeira da cidade, cuja iniciativa recebeu vários elogios. A vereadora Sebastiana Camargo (DEM) ressaltou que as eleições terminaram em 5 de outubro do ano passado e que o momento é mesmo de união de todos. O prazo para apresentação de emendas termina no próximo mês.

O representante do PPS, Mirim Zola, chamou a atenção para os problemas enfrentados pelo município na área da saúde, embora acredite que as medidas precisarão ser grandes para que eles sejam pelo menos amenizados. Ele adiantou que já está tendo andamento o seu processo de estadualização, mas há questões que ainda emperram as mudanças. O advogado Benedito Buck destacou que Bebedouro é a única cidade da região a manter um hospital público. “Serviço de saúde é um serviço caro, por isso deve ser assunto para o Estado e para a União.”

O vereador Nelson Sanchez Filho (DEM) afirmou que debates como estes deveriam ocorrer sempre entre as lideranças da cidade. “Quando você luta por uma causa pública, se colhe bons frutos”, disse o vereador. Ao final da reunião, o presidente da Câmara recomendou a todos que procurem os seus deputados em São Paulo e Brasília com pedidos mínimos de verba de R$ 500 mil para os setores que forem definidos como prioritários. Na opinião de Chanel, os vereadores e o prefeito têm conseguido recursos, mas para setores diversos, o que muitas vezes não têm sido suficientes para resolver problemas que requerem volumes maiores de recursos.

Carlos Alberto Corrêa Orpham e Luiz Carlos de Freitas, representantes do Partido dos Trabalhadores, lamentaram a ausência de representantes da Prefeitura na reunião para ajudar a definir as prioridades. “Seria interessante consultar a Prefeitura”, disse Freitas, embora não tenha discordado da informação de que o tratamento de esgoto é uma das maiores necessidades do município. Uma nova reunião ficou agendada para o dia 10 de setembro, às 20 horas, na Câmara, com a participação de representantes da Prefeitura.