16 de abril de 2013

Vereadores aprovam área para centro operacional da Coaf

Os vereadores de Bebedouro aprovaram, em sessão extraordinária, nesta segunda-feira (15), o projeto de lei nº 76/2013, de autoria da Prefeitura, que concede uma área de 10 mil metros quadrados, no Distrito Industrial IV, para a implantação de um centro operacional pela Cooperativa Orgânica Agrícola Familiar (Coaf).

A concessão valerá pelo prazo de 20 anos. Cerca de R$ 1,2 milhão deverão ser investidos no local com aporte financeiro do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a expectativa é de que 50 empregos direitos sejam gerados, além de 250 indiretos.

Representando mais de mil agricultores familiares e com forte atuação social em Bebedouro, a Coaf planeja ainda a instalação de uma unidade de processamento e envase de sucos e até de um frigorífico de peixes.

Ao discursar sobre o projeto na Câmara, o vereador Engenheiro Nasser (PV), que também trabalhou na elaboração da proposta desde o início junto à Coaf, criticou a falta de agilidade e eficiência da Prefeitura. “Há tempos estamos discutindo este projeto”, disse o vice-presidente da Câmara.

De acordo com as informações divulgadas nesta segunda-feira, o BID não havia aceitado a cessão por decreto, como fez o prefeito Fernando Galvão Moura na semana passada. O banco vê como bastante temerária uma cessão por decreto pelo fato dele poder ser revogado a qualquer momento. Já uma lei para ser revogada precisa ter o aval da Câmara de Vereadores.

Outro grande apoiador da Coaf, o vereador Juliano Cesar Rodrigues (PMDB) chegou a mencionar a sua aflição até que o projeto tivesse um desfecho favorável. Havia a possibilidade dele ser transferido para o município de Colina.

Fernando José Piffer (PSDB) parabenizou o empresário Cássio Chebabi, uma das lideranças da cooperativa, e Júnior Piffer, os quais na sua avaliação, têm conduzido com maestria a cooperativa desde o início.