25 de janeiro de 2013

Defesa Civil recebe equipamentos do Governo de São Paulo

Vereador Dr. Fernando Piffer, Presidente do Comdec Marcos Borges – China, Comandante da Guarda Municipal André, Enfermeiro Alisson Ornaghi, Vereador Beto Mazeu e Presidente da Câmara, Angelo Daolio.Estiveram em São Paulo , dia 23 de janeiro, no Palácio dos Bandeirantes, na sede da Defesa Civil Estadual, o presidente da Câmara, Angelo Daolio, o presidente da Comdec, Marcos Borge, e o vereador e presidente do PSDB Bebedouro, Fernando Piffer, recebendo diversos materiais : bonés, botas, capa de chuva, lonas plásticas, fitas de isolamento e coletes que serão utilizados pelos membros da Comdec Bebedouro.

Várias outras solicitações estão sendo encaminhadas para novas conquistas para o órgão municipal. Para o vereador e membro da Comdec, Fernando Piffer, uma comunidade bem preparada é aquela que tem mais chances de enfrentar situações adversas.

Em Bebedouro, a Comdec (Coordenadoria Municipal de Defesa Civil ) foi criada por Lei em 2002, mas seu funcionamento pleno data apenas de 2009. A Comdec Bebedouro está sendo reformulada tendo como novo presidente Marcos Borges, o China, Coordenador Municipal – Luiz Antonio Luciano da Silva, e membros já confirmados médico Dr. Fernando José Piffer, enfermeiro Alisson Ornaghi da Silva, entre outros a confirmar.

Vale destacar que nos municípios paulistas existe o Código telefônico 199 - Disque Defesa Civil, serviço não tarifado, cuja finalidade é servir como canal de comunicação entre a população e órgãos locais de Defesa Civil nos casos de emergências.

A Defesa Civil é a organização de toda a sociedade para a autodefesa por meio de ações de prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação voltadas à proteção e defesa civil.

Criado pelo Decreto 7.550, de 09 de fevereiro de 1976, o Sistema Estadual de Defesa Civil foi reorganizado em 16 de junho de 1995 pelo então Governador Mário Covas mediante o Decreto 40.151. Possui uma Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), subordinada diretamente ao Governador do Estado e dirigida pelo Coordenador Estadual de Defesa Civil. Constitui-se no órgão Central do Sistema de Defesa Civil do Estado de São Paulo.

Em 26 de novembro de 2012, assumiu o cargo de Secretário Chefe da Casa Militar e Coordenador Estadual de Defesa Civil o Tenente Coronel PM Airton Martinez.

É uma atividade permanente que se desenvolve através de quatro fases:

- Preventiva: quando medidas são adotadas visando a não ocorrência de desastres ou a preparação da população para os inevitáveis;

- Socorro: quando todo o esforço é feito no sentido de se evitar perdas humanas ou patrimoniais na área atingida por desastres;

- Assistencial: quando são criadas condições de abrigo, alimentação e atenção médica às vítimas e desabrigados;

- Recuperativa: quando investimentos são feitos objetivando o retorno, no mais curto espaço de tempo possível, das condições de vida comunitária existentes antes do evento e, simultaneamente, prevenindo-se ou procurando minimizar as conseqüências de futuros desastres.

Como desastres normalmente acontecem sem dia e horário marcados, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil - CEDEC, dispõe de um Centro de Gerenciamento de Emergências - CGE, funcionando há 25 anos, 24 horas por dia.

Para receber as informações e acionar órgãos e recursos necessários para um pronto atendimento às regiões afetadas por desastres, o Centro de Gerenciamento de Emergências conta com equipes treinadas e, em situações específicas, como durante a operação dos Planos Preventivos de Defesa Civil - PPDC, com a parceria de diversos órgãos técnicos como o IPT - Instituto de Pesquisas Tecnológicas e o IG - Instituto Geológico, que realizam vistorias de campo visando preservar vidas humanas, através da remoção preventiva de pessoas em áreas de risco, ou interditando os locais. Dispõe também de um serviço de monitoramento meteorológico que recebe informações de radares diversos e de órgãos e centros de pesquisa.