A sessão solene que empossará os 11 vereadores eleitos para o mandato 2013/2016, além do prefeito e vice-prefeito, irá acontecer às 20 horas do dia 1º de janeiro de 2013. A alteração do horário foi aprovada na manhã desta quinta-feira (29), durante sessão extraordinária convocada pelo presidente do Legislativo, Carlos Renato Serotine (PV), o Tota, que só não contou com a presença do vereador Mestre Rodrigo da Silva (PTB).
As sessões de posse costumavam acontecer às 10 horas do primeiro dia do ano, subseqüente às eleições municipais. Os vereadores, agora, aguardarão o prazo mínimo de 10 dias para votarem, em segundo turno, a proposta de emenda à Lei Orgânica do Município, o que deve acontecer na sessão ordinária de 10 de dezembro, a última do ano.
Nesta quinta-feira, os vereadores também aprovaram a alteração ao Regimento Interno do Poder Legislativo, adequando-o à Lei Orgânica de Bebedouro. Diferentemente de votações referentes a alterações à Lei Orgânica, as modificações ao Regimento Interno acontecem em uma única votação.
Além da sessão de posse dos eleitos, que é presidida pelo vereador mais votado na última eleição (neste ano o líder de votos foi o empresário Ângelo Daólio – PSDB), logo em seguida é aberta uma nova sessão para a eleição da Mesa Diretora da Câmara para o próximo biênio, elegendo-se presidente, vice, primeiro e segundo secretários.
A mudança do horário da sessão de posse para as 20 horas do dia primeiro de janeiro visa acompanhar os horários costumeiramente praticados no Poder Legislativo para solenidades, além de garantir maior comodidade para o público que comparece, em massa, ao evento, evitando uma manhã de muito calor e uma maior proximidade ainda das comemorações pela passagem do ano, que começam no dia 31 de dezembro e adentram a madrugada.
Outro ponto que favorece à realização da solenidade no período noturno é quanto ao trabalho de projeção do evento em um telão para o público que não consegue acesso ao plenário, permanecendo no salão de eventos da Câmara.
A solenidade de diplomação dos eleitos também acontecerá na Câmara, no dia 19 de dezembro, só que às 11 horas, sob a responsabilidade da Justiça Eleitoral.