27 de setembro de 2012

Orçamento 2013 tem alta de 1,8% e será de R$ 188 milhões

Josué Marcondes e Edson Gazotti durante audiência pública, na Câmara, nesta quinta-feiraO Orçamento que vai vigorar no próximo ano sofrerá um acréscimo de apenas 1,8% em relação ao que está em vigor. Enquanto que em 2012 a Prefeitura estimou-o em R$ 184,6 milhões, a peça orçamentária de 2013 será de R$ 188.130.000,00.

O projeto de lei que estima a receita e fixa as despesas para o próximo ano será protocolado no Poder Legislativo nesta sexta-feira (28) para ser debatido com a população.

Nesta quinta-feira (27), o diretor do Departamento Financeiro da Prefeitura, Josué Marcondes de Souza, e o chefe de Divisão, Edson Gazotti, estiveram na Câmara apresentando relatório das despesas e receitas do município referentes ao segundo quadrimestre deste ano.

Durante a audiência pública, que contou com as presenças dos vereadores Carlinhos Pica-Pau (PV) e Sebastiana Camargo (DEM), Josué informou que a dívida de curto prazo do município, até 31 de agosto deste ano, era de R$ 15 milhões e que havia R$ 4,5 milhões em caixa. Incluindo-se as despesas não processadas, a dívida curta vai a R$ 22,4 milhões.

Já a dívida total da Prefeitura de Bebedouro continua em torno de R$ 40 milhões, contabilizando-se as de longo prazo também. A maior parte deste valor diz respeito à folha de pagamento dos servidores, Sasemb e CPFL. As despesas com pessoal também tiveram uma leve alta em relação ao primeiro quadrimestre, atingindo R$ 73,1 milhões ante R$ R$ 69,3 milhões do quadrimestre anterior.

Por outro lado, a arrecadação atingiu as expectativas, e, em alguns casos até superou as projeções. Até o final do segundo quadrimestre, a Prefeitura arrecadou 62% do previsto, com destaque para o Sasemb, cuja receita atingiu 68,4%, e o Saaeb, que teve uma arrecadação de 63,4%. Pior resultado teve – novamente – o Imesb, que dos R$ 3,1 milhões previstos, arrecadou apenas R$ 1,5 milhão nos dois primeiros quadrimestres.