16 de agosto de 2012

Projeto Música nas Escolas recebe moção de aplausos

A idealizadora do projeto, Maria Dolores Figols Y CostaA idealização do projeto Música nas Escolas rendeu elogios do Poder Legislativo de Bebedouro, nesta segunda-feira (13), à coordenadora do Coral Cooopercitrus/Credicitrus e do Departamento de Comunicação e Marketing da cooperativa, Maria Dolores Figols y Costa. Por unanimidade, a Casa aprovou a moção de aplausos proposta pelos vereadores Antonio Sampaio (PTC), Jesus Martins (PV) e Paulo Aurélio Bianchini (PTC).

O Projeto Música nas Escolas surgiu da necessidade de se oferecer às crianças e jovens uma atividade que fosse além do currículo e do âmbito da escola. Por outro lado, o ensino da música também passou a ser obrigatório na grade curricular das escolas de ensino Fundamental e Médio de todo o país (Lei nº 11.769/2008).

Para auxiliar as escolas de Bebedouro nessa adaptação, a Coopercitrus reformulou totalmente a metodologia do programa e, em seu novo formato, ao invés dos professores receberem capacitação para o desenvolverem nas salas de aula, decidiu-se que os profissionais do Coral Coopercitrus/Credicitrus dariam as aulas nas escolas participantes.

As aulas vêm ocorrendo de forma dinâmica, através de uma didática totalmente digital com jogos, sons e animações de desenhos e palavras, para então, no último mês do ano letivo, cada escola poder expressar em apresentação cultural o período musical com que mais se identificou.

Em junho, a Associação Nacional de Defesa Vegetal elegeu as melhores iniciativas de práticas agrícolas em responsabilidade ambiental e social, cuja cerimônia de premiação da 15ª edição se deu no Esporte Clube Sírio, em São Paulo, onde a Coopercitrus, entre outras nove cooperativas selecionadas, venceu na modalidade “Responsabilidade Social” com o projeto que, pelo seu teor, tende a promover a autodisciplina, a paciência, a sensibilidade, a coordenação, a cooperação e a capacidade de memorização e de concentração nos alunos participantes.