06 de agosto de 2012

Vereadores e professores debatem compra de material didático-pedagógico

Ocorreu na última quarta-feira (1) na Câmara uma reunião entre vereadores e representantes da educação a fim de discutir o projeto de lei nº 71/2012 que abre crédito no valor de R$850 mil para compra de material didático-pedagógico.

Tanto o Fundeb quanto o Conselho de Educação emitiram parecer contrário à aquisição do material alegando o tempo tardio que as apostilas chegariam, além de apontarem outras prioridades para educação como adequar os prédios escolares quanto à acessibilidade e construção do acervo literário. A qualidade do material apresentado e forma como foi escolhida também foram criticados, visto que não são projetos contextualizados por não serem produzidos por professores de Bebedouro. O Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle dos Recursos do Fundeb foi representado pela sua presidente, a Professora Rosângela Toledo. Já a Professora Lucia Helena Felipe Panzelli representou o Conselho Municipal de Educação.

Coube a diretora do Departamento de Educação, a professora Maria Cristina Rangel de Souza Martines rebater as críticas. De acordo com ela, o material foi escolhido de forma adequada. Já os problemas que a educação enfrenta foram herdados depois que houve a municipalização do ensino fundamental e consequentemente aumentou o número de alunos na rede municipal. Ela disse ainda que a educação de Bebedouro vem se destacando. Quanto ao prazo das apostilas, foi dito que o material já foi comprado e que ele chegará sem atraso para o terceiro e quarto bimestre.

Estiveram presentes os democratas Sebastiana Camargo, Nelson Sanches e o vereador do PTC Paulo Aurélio Bianchini. Vários professores da rede municipal também acompanharam a reunião.

Após a reunião, o chefe do Executivo enviou ofício solicitando a retirada do projeto da pauta de votação para realizar melhores estudos e adequações.