27 de junho de 2012

Bebedouro passa a ter frente de trabalho do Estado

Vereador Chanel durante audiência com o coordenador de Políticas de Inserção no Mercado de Trabalho – Luciano Martins Lourenço  - em Brasília, nesta quarta-feiraO vereador também assegurou mais 90 vagas para cursos de qualificação profissional nas áreas de construção civil, comércio, indústria e serviços através do programa Via Rápida

No mesmo dia em que esteve em Brasília, na manhã desta quarta-feira (27), o vereador José Baptista de Carvalho Neto (PDT), o Chanel, garantiu mais cem vagas de trabalhos em serviços de limpeza, conservação e manutenção de órgãos públicos de Bebedouro após solicitação apresentada – pessoalmente - ao coordenador de Políticas de Inserção no Mercado de Trabalho – Luciano Martins Lourenço - ligado à Secretaria de Empregos e Relações do Trabalho do Governo do Estado.

Para se inscrever ao programa, o interessado deverá ser maior maior de 17 anos e residir em Bebedouro.  Os participantes receberão uma bolsa-auxílio que somados todos os benefícios ficará próxima de R$ 300,00. Serão R$ 210 de bolsa e um auxílio-alimentação de R$ 86. O trabalhador cumprirá uma jornada diária de 6 horas durante quatro dias por semana, e, no quinto dia participará de cursos de qualificação profissional ou alfabetização, se for o caso, oferecidos pela própria Secretaria de Trabalho durante nove meses.

Com os recursos, cerca de R$ 30 mil estarão sendo injetados na economia local, mensalmente, além dos benefícios que serão proporcionados pela qualificação do trabalhor bebedourense. De acordo com o coordenador Luciano Lourenço, não se trata de convênio, por isso pode ser iniciado imediatamente sem qualquer restrição imposta pela Lei Eleitoral. O acordo é celebrado diretamente com o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT). Na próxima semana, o órgão já começará a receber as inscrições dos interessados, com prazo para encerramento no dia 13 de julho.

Chanel já tem a manifestação favorável do prefeito João Batista Bianchini ao programa, e do coordenador do PAT de Bebedouro, Donizete Matheus, que já estão tomando as providências para que as cem vagas na frente de trabalho do Governo do Estado e novos cursos de qualificação profissional sejam asseguradas.

A ausência do trabalhador nos cursos de qualificação resultarão na sua exclusão automática. Para Chanel, esta nova conquista para Bebedouro é fruto das suas idas a Brasília, as quais têm estreitado cada vez mais as relações da cidade com as lideranças políticas na capital federal. Para ele, a oportunidade ameniza dois problemas gravíssimos constatados não somente em Bebedouro, mas na maioria das cidades paulistas: a falta de empregos e a falta de qualificação dos trabalhadores.

“O nosso compromisso é com o povo de Bebedouro independente de quem esteja na Administração”, comentou o vereador. “Eu agradeço ao prefeito Italiano que teve a sensibilidade de reconhecer a importância do programa para a nossa cidade, deixando as divergências políticas de lado.”

A participação no programa não representará vínculo empregatício, já que tem caráter assistencial e de formação profissional. Desde que foi criado em 1999, o programa já beneficiou mais de 340 mil trabalhadores.

VIA RÁPIDA

O coordenador de Políticas de Inserção no Mercado de Trabalho, Luciano Martins Lourenço, informa ainda que na próxima semana estará liberando para Bebedouro 90 vagas para cursos intensivos e de curta duração, de no máximo três meses, nas áreas de construção civil, comércio, indústria e serviços.

Para participar, é preciso ter idade mínima de 16 anos, ser alfabetizado e residir no Estado de São Paulo. A seleção será feita pela Secretaria, que usará critérios de idade, escolaridade e renda familiar, além de priorizar quem estiver desempregado ou for arrimo de família. A lista dos interessados já foi encaminhada pelo PAT de Bebedouro.

Assessoria de Imprensa / Câmara Municipal de Bebedouro

Contato: (17) 3345-9200 (ramal 239)