Notícias

20 de março de 2012

Diretora do Imesb recebe título nesta sexta-feira


A atual diretora do Instituto Municipal de Ensino Superior de Bebedouro (Imesb) e educadora Luciana de Oliveira Sene será mais uma das pessoas homenageadas pela Câmara Municipal de Bebedouro pela sua extensa folha de serviços prestados ao município. Em sessão solene marcada para a próxima sexta-feira (23), às 20 horas, será concedido a ela o título de cidadã bebedourense proposto pelo vereador Mestre Rodrigo da Silva (PTB).

Professora-mestre Luciana com seu esposo, Telmo (Album de família)Natural da cidade mineira de Conceição das Alagoas, Luciana de Oliveira Sene, ainda pequena, saiu de sua cidade-natal e foi para o município de São Paulo, onde, como aluna interna, estudou da 5ª à 7ª série no Colégio Assunção, quando, com o fechamento do internato em São Paulo, concluiu a 8ª série no Colégio Assunção do Rio de Janeiro, de onde se transferiu para o Colégio Bennett, também no Rio de Janeiro, para cursar as duas primeiras séries do magistério.


Com a mudança da família para Ribeirão Preto, matriculou-se na AERP – Associação de Ensino de Ribeirão Preto, onde concluiu o magistério e permaneceu até julho de 1976, quando mudou-se  para Bebedouro.


Na área da educação, possui formação acadêmica notável. Já possuindo os cursos de “Estudos Sociais” e “Ciências Sociais”, concluídos em 1972 e 1973 respectivamente na FFCL (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, hoje Centro Universitário) “Barão de Mauá” – Ribeirão Preto, e o bacharelado em “Publicidade e Propaganda”, concluído em 1976 na UNAERP – Ribeirão Preto, se graduou em “Pedagogia com Habilitação em Administração Escolar” na FFCL de Bebedouro em 1980 e em “História” na FFCL “Barão de Mauá” de Ribeirão Preto em 1985.


Fez Pós-Graduação para as áreas da “Educação” (FFCL de Bebedouro – 1989), “Ciências Sociais” (FFCL de Bebedouro – 1993) e “Administração” (FUNDACE/FEA/USP – Ribeirão Preto em 1997) e, no ano de 2007, o Mestrado para a área de “Educação”, no Centro Universitário “Moura Lacerda”, em Ribeirão Preto, tendo por Título da Dissertação de Mestrado: “Projeto Educativo de Paula Frassinetti, das intuições pedagógicas ao currículo das Escolas Doroteias”.

 

Experiência profissional

 

Iniciou como professora em 1975, portanto há 36 anos, lecionando em diversas instituições de ensino. Trabalhou durante muito tempo na Delegacia de Ensino de Bebedouro, como Assistente Pedagógica de História (na Oficina Pedagógica), saindo, quando do fechamento da mesma, e retornando para a E.E “Dr. Paraíso Cavalcanti”, escola de origem, onde voltou como professora efetiva de História, ali ficando até a sua aposentadoria.


Bastante atuante profissionalmente na área da educação, a homenageada, que compreende bem o “espanhol” e razoavelmente o “francês”, desenvolveu projetos de pesquisa, aprimorou-se em vários cursos e encontros, teve trabalhos publicados e dezenas de outros realizados, participou em bancas de comissões julgadoras (como professora titular, inclusive) e dezenas de eventos (alguns deles na organização), na orientação de trabalho de conclusão e em 21 iniciações científicas e, também fora merecedora de homenagens e conquistas, inclusive os concedidos pela Câmara de Bebedouro nos Decretos Legislativos nº 25/1997 e nº 214/1999, Trabalhador do Ano, quando recebeu o Título de “Honra ao Mérito”.


 

O seu currículo contém seu vínculo com as duas instituições de ensino superior no município (a então FAFIBE e o IMESB). Com o IMESB, particularmente, iniciou como professora de Sociologia Aplicada à Administração em 1989; - foi Diretora no período de agosto/1993 a agosto/2001; - participou dos Projetos de Pesquisa “Processo de Migração em Bebedouro: um estudo de caso” (março/2002 a dezembro/2003) e “Migrante Itinerante: uma questão de política no município de Bebedouro” (fevereiro/2004 a dezembro/2004), e no dia 16 de agosto de 2010, foi referenda pela Câmara novamente como Diretora do Imesb, cargo que vem ocupando atualmente com exímia competência.



Publicado em: