08 de outubro de 2011

Esgoto deixa de ser lançado no Córrego Bebedouro e resultados já são sentidos

Satisfação: Diretor do Saaeb apresenta trabalho realizado no córrego ao vereador Antonio SampaioJá começou a surtir efeito o trabalho realizado pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Bebedouro (Saaeb) no Córrego Bebedouro. Há menos de uma semana após a instalação de um emissário sob a ponte da Av. Variante Hamleto Stamato com Rua Sete de Setembro, o esgoto produzido pelas residências da área central da cidade deixou de ser lançado no córrego, que aos poucos está tendo de volta a sua água límpida, sem o mau cheiro que até a semana passada incomodava os moradores vizinhos e todos que trafegavam pela variante ou pela Rua Sete de Setembro.

O resultado da obra, executada pelos próprios funcionários do Saaeb nos finais de semana, também já pode ser notado em outros pontos do córrego, como por exemplo, sob a ponte da Avenida Edne José Piffer, na altura dos bairros residenciais Candinho e Hércules Hortal, onde a água já se apresenta mais clara e pura e até pequenos cardumes já podem ser notados.

“Nós fizemos uma rede nova (na parte baixa da Rua Sete de Setembro) e uma passagem sobre o córrego já jogando todo este esgoto dentro do próprio emissário, e, com isto, vamos estar despoluindo e melhorando a qualidade e voltando a vida para este curso do córrego, desde a Rua Sete de Setembro até a Rodovia Armando Sales Oliveira”, explicou o diretor do Saaeb, engenheiro Gilmar Aparecido Feltrin, reforçando ainda que a tendência é a recuperação total do córrego.

Outra decisão tomada pela direção do Saaeb em acordo com o comando do Corpo de Bombeiros de Bebedouro foi a de abrir uma passagem entre a densa vegetação para eventuais ações de combate a incêndios na área e já tem se tornado até em local de visitações devido à grande quantidade de árvores e pássaros.

Na semana passada, o vereador Antonio Sampaio (PTC) havia reclamado das condições de abandono do córrego, que deu origem a Bebedouro, com suas águas tomadas por esgoto, restos de construções e lixos de toda espécie, e até peixes agonizando devido ao baixo nível de oxigênio em suas águas, mas ele também não conteve a sua surpresa ao ver que a vida estava voltando ao Córrego Bebedouro.

“Estou vendo que ainda há pessoas preocupadas com os nossos córregos”, disse o vereador. “O Saaeb resolveu um problema que durava há décadas e aquele córrego vai virar ponto visitações e pescarias, mas para isso, peço para a população que não jogue lixo em suas águas, dando motivos para reclamações e tragédias provocadas por enchentes.”