03 de outubro de 2011

Orçamento para 2012 chega à Câmara com previsão de R$ 184,6 milhões

Edson Gazzotti, Sebastiana Camargo e Carlinhos Pica-Pau durante audiência de prestação de contas da Prefeitura, na Câmara, sexta-feira (30)Já está na Câmara Municipal de Bebedouro - para consulta e emendas por parte dos vereadores - a peça orçamentária do município para o exercício de 2012. O Orçamento para o próximo chega com uma previsão de arrecadação e despesas da ordem de R$ 184,6 milhões, o que representa um acréscimo de 17,3% em relação ao Orçamento Público Municipal que está em vigor (R$ 154 milhões).

Antes de ir a votação, o projeto de lei ainda passará por discussões em audiências públicas na Câmara. Entre as repartições municipais, o Departamento Municipal de Educação ficará com a maior fatia. Enquanto que para a educação a Prefeitura pretende destinar R$ 42,5 milhões, outros R$ 37,7 milhões deverão ser aplicados na área da saúde, e, R$ 23,9 milhões irão para o setor de obras.

O orçamento apresentado para o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saaeb) é de R$ 12,6 milhões. Já para o Imesb (Instituto Municipal de Ensino Superior) serão mais R$ 3,2 milhões;  para o Departamento de Esportes serão destinados R$ 1,7 milhão, e, para o desenvolvimento econômico, R$ 211 mil. Ainda de acordo com a peça orçamentária, em 2012 a Câmara deverá trabalhar com um orçamento de R$ 3,7 milhões ante os R$ 3,1 milhões que estão em vigor.

Nesta sexta-feira (30), à tarde, na Câmara, numa audiência pública para apresentação do relatório de gestão fiscal da Prefeitura, a vereadora Sebastiana Camargo (DEM) manifestou a sua preocupação com os números apresentados e o anúncio de que novamente para fechar as contas deste ano o município terá de fazer contenções em diversas áreas.

Uma das maiores indignações, segundo Sebastiana Camargo, fica por conta da suspensão dos pagamentos de direitos dos servidores municipais, como férias e licenças-prêmios, por exemplo, enquanto os gastos prosseguem em outros setores, como o de eventos. As receitas do município ficaram dentro do previsto, mas as despesas extrapolaram à arrecadação.

O chefe da Divisão de Orçamento e Contabilidade da Prefeitura, Edson Valter Gazzotti, que fez a apresentação dos números relativos ao segundo quadrimestre deste ano, procurou tranqüilizar Sebastiana e o vereador Carlinhos Pica-Pau (PV), que também participou da audiência, afirmando que os direitos dos servidores não serão ignorados ou descumpridos, mas apenas terão o pagamento retardado.

Confira o Orçamento 2012 resumido

Câmara                                              R$ 3,7 milhões