13 de setembro de 2011

CPFL nega intenção de substituir rede da Avenida Quito Stamato para proteger palmeiras

Na semana passada, a vereadora Sebastiana Camargo esteve no local conferindo o desenvolvimento das palmeirasEm resposta ao ofício enviado pela vereadora Sebastiana Camargo (DEM), o gerente de contas do Poder Público da Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL), Kleber de Almeida Araújo, negou que a empresa esteja disposta a retirar a rede de energia elétrica em toda a extensão da Avenida Quito Stamato como medida para favorecer o desenvolvimento das palmeiras plantadas pela Prefeitura de Bebedouro no primeiro semestre deste ano. O plantio pelo Departamento Municipal de Meio Ambiente à época foi bastante criticado na Câmara.

Na resposta ao ofício, além de descartar a existência de projeto interno de melhoria ou retirada da rede, o gerente da CPFL ainda recomendou à Prefeitura a retirada das palmeiras que já se encontram em franco desenvolvimento. “Deve a Prefeitura Municipal retirar a presente vegetação do local plantado, pois certamente daqui a alguns anos irá danificar a rede elétrica como também comprometer o fornecimento de energia e segurança da população de Bebedouro”, registrou Kleber de Almeida.

O gerente destacou ainda que em caso da Prefeitura insistir em manter as palmeiras, o município terá de arcar com todas as despesas para alteração na rede, o que não deve ficar barato. “A CPFL Paulista não possui até o momento nenhum projeto interno de melhoria ou retirada da rede existente no local, sendo que qualquer alteração da rede (remoção) deve o Executivo requerer através dos canais de atendimento existentes da CPFL, que após análise técnica e os custos, após pagamento pela Prefeitura, iniciaremos a remoção pertinente”, concluiu.

Kleber de Almeida Araújo ainda aproveitou a oportunidade para informar que a CPFL, preocupada com o meio ambiente e a importância das árvores para as cidades, desenvolveu um livro de orientações em 2008, cujo título é “Arborização Urbana e Viária: Aspectos de seu Planejamento, Implantação e Manejo”, que foi distribuído gratuitamente nas Secretarias (Departamentos) Municipais de Meio Ambiente.

O objetivo do livro é fazer com que as Prefeituras desenvolvam um planejamento melhor de plantio de suas árvores, contribuindo com o meio ambiente e que possam interagir com a rede elétrica e proporcionar melhor segurança no seu manejo. Além do mais, na página 52 há informações sobre a plantação de palmeiras em vias públicas e qual a melhor espécie indicada, orientando claramente que este tipo de vegetação deve ser plantado onde há ausência de fiação aérea.