21 de julho de 2011

Mutirão para castração de animais termina hoje na Feccib Nova

A professora Carmelita Lopes Hernandes com sua cadela pittbull Luma, de 6 anos, após a castração, com a vereadora Sebastiana Camargo e a responsável pelo canil/gatil da Prefeitura, Mariângela Mussolini A segunda etapa do mutirão de castração de cadelas e gatas realizada pela Prefeitura de Bebedouro desde a última terça-feira (19) será encerrada hoje (21), na Feccib Nova, pela Clínica Veterinária Serv-Vet, da cidade de Embu, vencedora do pregão realizado pelo município para identificação e castração de animais visando ao controle da população canina e felina.

Para esta etapa, não há mais vagas para agendamentos. Só serão castrados os animais cujos donos confirmaram o agendamento. Os interessados na castração de seus cães e gatos terão uma nova oportunidade nos dias 2, 3 e 4 de agosto, quando estará sendo realizada a terceira etapa, mas para isso deverão se dirigir até o local a partir da próxima segunda-feira (25) para receber as orientações e fazer o agendamento.

A castração, realizada com recursos da Secretaria Estadual de Meio Ambiente ao custo de R$ 76,5 mil, fica a cargo de uma equipe de 12 profissionais contratados pela Serv-Vet, além de cinco voluntárias. De acordo com a responsável pelo canil e gatil municipal, que funciona na Feccib Nova, Mariângela Mussolini, até o final desta etapa um total de 400 animais já deverão ter sido castrados, incluindo os do canil e gatil, que foram submetidos à castração na primeira etapa.

De acordo com Mariângela Mussolini, a necessidade de castração de animais no município é uma preocupação antiga. “É uma questão de saúde pública”, definiu. “O animalzinho tem a cria e a pessoa simplesmente o abandona, então, estamos castrando para diminuir o número de animais abandonados e as crias indesejáveis.” Ela também chama a atenção para a necessidade da conscientização e responsabilidade dos donos de animais ao ressaltar que abandoná-los e maltratá-los é crime.

A vereadora Sebastiana Camargo (DEM) esteve acompanhando a execução dos serviços, ontem de manhã, na Feccib Nova, e manifestou a sua satisfação com o convênio firmado entre a Prefeitura de Bebedouro e a Secretaria Estadual de Meio Ambiente.