25 de maio de 2011

Bebedouro pode ter unidade do Restaurante Bom Prato com refeições a R$ 1,00

O vereador Jesus Martins almoça com o gestor do programa Bom Prato, em Ribeirão Preto, Guido Desinde FilhoO vereador Jesus Martins (PV) visitou, na manhã desta terça-feira (24), a unidade do Restaurante Bom Prato, em Ribeirão Preto, um programa da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo conduzido pela Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro) que oferece refeições balanceadas ao custo de R$ 1,00, e deve propor, nos próximos dias, ao prefeito João Batista Bianchini a celebração do convênio para que Bebedouro também possa ser contemplada com o programa.

O custo de cada refeição é de R$ 3,50, com subsídio de R$ 2,50 por parte do Governo do Estado, fazendo com que o usuário tenha uma refeição completa por R$ 1,00. Menores de seis anos não pagam. Todo o cardápio é elaborado por uma nutricionista, desde o prato principal até o acompanhamento e a sobremesa. Arroz e feijão não podem faltar.

A elaboração dos cardápios é de responsabilidade de cada restaurante, obedecendo-se aos critérios do programa. Todas as unidades começam fornecendo 1,2 mil refeições e podem receber aumento de cota conforme avaliação contínua da equipe técnica de monitoramento da Secretaria da Agricultura e Abastecimento.

No Bom Prato, em Ribeirão Preto, Jesus Martins foi recebido pelo gestor do programa, Guido Desinde Filho, que também é um dos diretores das Casas de Betânia, uma instituição filantrópica espírita que assiste a 330 crianças de 3 meses a seis anos de idade, cujas mães não têm onde deixar seus filhos quando estão trabalhando. Toda a renda do Bom Prato é direcionada para a manutenção da casa, conforme o convênio celebrado com o Governo do Estado.

O vereador Jesus Martins elogiou a organização, a disciplina e a higiene do local. De acordo com ele, esta é uma forma inteligente e viável de se manter uma entidade oferecendo uma alimentação de qualidade à população sem onerar a Prefeitura e gerando empregos também. Segundo o gestor, a unidade do Restaurante Bom Prato de Ribeirão Preto emprega 17 pessoas, sendo uma nutricionista, três cozinheiros e, os demais, ajudantes de cozinha. Para a implantação do programa, que também existe em São José do Rio Preto, o Governo do Estado destinou R$ 100 mil com vistas à aquisição dos equipamentos necessários para a montagem do restaurante, como freezeres e fogões, por exemplo, e pequenas adequações no prédio.

Diariamente, em Ribeirão Preto, são servidas 1.440 refeições e o atendimento começa às 10h30 e se estende até as 13 horas, de segunda a sexta-feira. Os gêneros alimentícios, como explicou a nutricionista Cristhiane Costa, são adquiridos na própria cidade e, na maioria das vezes, diretamente do produtor, pois além de garantirem um preço melhor, têm mais qualidade. Por dia são consumidos 135 quilos de arroz, 45 quilos de feijão, 180 quilos de carne, cerca de 200 quilos de legumes e verduras, 1500 frutas, 1.500 pães, além de 10 quilos de farinha de mandioca e suco.

O gestor do programa em Ribeirão Preto disse que é comum representantes de outros municípios visitarem o local. Recentemente compareceram representantes da Prefeitura de Araraquara, interessados também na sua implantação.