10 de maio de 2011

Avenida Projetada 1 do Loteamento Pedro Paschoal recebe nome de “Sylvio Lainetti”

Familiares do homenageado estiveram na Câmara, nesta segunda-feira, acompanhando a votação do projetoA Câmara de Bebedouro aprovou, nesta segunda-feira (9), em sessão ordinária, o projeto de lei nº 64/2011, de autoria do vereador Carlinhos Pica-Pau, que denomina de Sylvio Lainetti a Avenida Projetada 1 do Loteamento Residencial Dr. Pedro Paschoal em homenagem ao empresário do ramo de refrigeração, técnico de som e voluntário de diversas instituições filantrópicas de Bebedouro falecido em 1987. Familiares do homenageado estiveram na Câmara, nesta segunda-feira, acompanhando a votação do projeto, como o filho Sylvio Lainetti Jr e os netos Leandro Lainetti e Sylvio Lainetti Netto.

Nascido aos 3 de agosto de 1918 em Bebedouro, da união de Guido Lainetti e Leonilda Giglioli Lainetti, Sylvio passou a sua infância na sua cidade natal e iniciou carreira profissional como cabeleireiro, mas a sua vocação sempre esteve voltada para a música. Dinâmico e inteligente, começou a estudar música e com a profissão de cabeleireiro conseguiu comprar todos seus instrumentos musicais, que foram utilizados para tocar com a sua banda no antigo coreto da Praça Barão do Rio Branco.

No ano de 1939 casou-se com Maria Aparecida Bonilha e desta união nasceram Aylton, Arlete, Aloísio, Ana e Sylvio Lainetti Júnior, que só têm elogios a receber do vereador Carlinhos Pica-Pau. “O Sylvio formou uma família bebedourense muito bem estruturada e que sempre gozou de muito respeito e simpatia entre os habitantes do nosso município, que aprenderam a reconhecê-lo pelo dinamismo, pela história e pelo trabalho”, disse o vereador na justificativa ao projeto. Com o casamento e a chegada do primeiro filho, Sylvio começou a estudar eletrônica e montou seu comércio de conserto de rádios.

No ano de 1945, alguns acionistas resolveram montar uma rádio em Bebedouro. Desse grupo faziam parte pessoas ilustres e que, por seus próprios méritos, passaram a fazer parte da história do município, entre outros, podem se destacar os seguintes: Clodoaldo João Luiz de Martin, Cel. Raul Furquim, Victor Rachel Toller, Luiz Martins Araújo, Aderval Marques e Aldo D’arbo. Nesta ocasião, Sylvio Lainetti prontificou-se e fez o transmissor de 100w e a mesa de som, necessários para o funcionamento da “Poderosa”, emissora de 100w que cobria um raio de pouco mais de 20 km.

No dia 10 de agosto de 1946 a emissora estava no ar em ondas médias, frequência 690 e com o seu primeiro locutor, Hely Simões, convidado por Clodoaldo. Homem dedicado e esforçado, Sylvio Lainetti ainda tornou-se técnico em refrigeração da empresa General Motors e não demorou muito para fundar a Refrigeração Lainetti, onde trabalhou por mais de 30 anos, deixando-a para o seu filho caçula.

De acordo com Carlinhos Pica-Pau, Sylvio exercia e pregava a importância de se ser útil para a comunidade, principalmente junto aos seus descendentes e amigos mais próximos, por isso, foi um exemplo para muitas pessoas, justificando a notoriedade com que se fez respeitado e querido na comunidade.

“Um homem brilhante, cuja dedicação vinha laureada pela responsabilidade aplicada na verdade das suas atitudes. A alegria, inteligência, dinamismo e simpatia lhe eram de fato peculiar. Todas estas qualidades foram também direcionadas para a benemerência, prestando serviços gratuitos, inclusive de assessoria financeira para instituições de grande importância em Bebedouro, como o Educandário Santo Antonio, a Santa Casa de Misericórdia e o Asilo São Vicente de Paula”, completou o vereador.

Sylvio faleceu aos 69 anos de idade no dia 21 de dezembro de 1987, na Santa Casa de Misericórdia em Bebedouro.