05 de maio de 2011

Chanel cobra informações sobre áreas contaminadas

Com base em reportagem veiculada pela imprensa, o vereador José Baptista de Carvalho Neto (PDT), o Chanel, teve aprovado, por unanimidade, nesta quarta-feira (4), em sessão ordinária, o requerimento em que solicita informações à Prefeitura acerca das áreas públicas que estariam contaminadas e quais providências estão sendo tomadas pelo Departamento Municipal de Meio Ambiente para sanar o problema.

Uma das áreas, segundo informou a reportagem, seria a que até o ano de 2008 serviu como aterro sanitário, mas nenhuma outra informação foi divulgada quanto às demais áreas. “A Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental de São Paulo (Cetesb) estima que existam cerca de 5 mil áreas contaminadas por substâncias químicas em todo o Estado”, disse o vereador. Este ano já foram diagnosticados e cadastrados quase 3 mil terrenos nestas condições. O número refere-se apenas a terrenos que são monitorados pelos municípios e autoridades ambientais.

Ainda de acordo com reportagem veiculada no jornal Folha de S.Paulo (Caderno Ribeirão), nas dez maiores cidades da região houve um aumento de 28,6% (de 84 em 2009 para 108 em 2010) no número de áreas poluídas (solo ou água). Bebedouro consta entre as que têm áreas públicas contaminadas e, no quadro de áreas contaminadas, tanto no ano de 2009 como no ano de 2010, apresenta seis áreas contaminadas, quatro em monitoramento e nenhuma reabilitada.

Cumprimentos

A estudante Maria Eduarda Ornaghi da Silva teve o reconhecimento da Câmara Municipal de Bebedouro por sua participação no concurso em comemoração ao Dia Nacional do Campo Limpo, promovido pela Coopercitrus. Seu desenho alusivo ao tema foi um dos dez escolhidos entre 42 mil concorrentes. Ela receberá – por iniciativa dos vereadores Antonio Sampaio e Paulo Aurélio Bianchini, ambos do PTC, uma moção de aplausos e congratulações.