11 de março de 2011

Imesb supera dificuldades e já festeja números positivos após Proesb

A vice-diretora do Imesb, Vanda Burjaili, e a diretora Luciana Sene durante sabatina, na Câmara, nesta quarta-feira de cinzasO Imesb já tem o que comemorar e o Proesb (Programa de Ingresso no Ensino Superior de Bebedouro) aprovado pela Câmara Municipal no ano passado tem grande parte nisso. Foi com este pensamento que a diretora do Instituto Municipal de Ensino Superior de Bebedouro, Luciana Sene, e a vice, Vanda Burjaili, se apresentaram no Poder Legislativo, na quarta-feira de cinzas, numa sabatina solicitada pelos vereadores Paulo Aurélio Bianchini (PTC) e Carlinhos Pica-Pau (PV).

Os dados divulgados pela direção da instituição de ensino mostram que o Proesb – o programa de concessão de bolsas de estudos oferecidos a concluintes do Ensino Médio das escolas da rede pública e das instituições declaradas de utilidade pública – está contribuindo bastante para a superação de problemas que o Imesb vinha enfrentando como o baixo número de alunos em alguns cursos e a movimentação do caixa.

Neste ano, dos 221 alunos que ingressaram no Imesb, 90 foram beneficiados pelo Proesb. Em relação ao ano passado, houve um aumento de 120 alunos, e a instituição conta hoje com 504 estudantes regularmente matriculados, sendo a maior parte deles no curso de Administração de Empresas (187), seguido pelo curso de Direito (149), e depois, pelo de ciências contábeis (81).

Os números começam a se tornar tão satisfatórios que o Imesb já oferece cursos de pós-graduação em Direito Civil e Processual Civil, Gestão em Agronegócio e Proteção Integral à Família. As parcerias também não param de crescer, e, atualmente, fazem parte desta lista a Agência de Desenvolvimento de Bebedouro (Adebe), a Escola Técnica Estadual (Etec), o Sindicato Rural, o Grupo Técnico de Assistência e Consultoria em Citrus (GTACC), entre outros.

Luciana Sene e Vanda Burjaili também destacaram o recente processo seletivo aberto pelo Imesb para contratações de pessoal, o planejamento para a substituição do processo por concurso público, a possibilidade de abertura de novos cursos, e encerraram a apresentação inicial com a frase “O Imesb é nosso”, quando foi aberta a fase de perguntas pelos vereadores.

“O Imesb é um espaço de oportunidades que lida com o futuro trabalhando no presente”, afirmou a vice-diretora Vanda Burjaili. “Todos nós temos que continuar lutando porque ele (o Imesb) é um grande presente.”

Cumprimentadas por todos os vereadores, que também anteciparam apoio irrestrito aos projetos do Imesb, as diretoras destacaram ainda que vários municípios da região também aderiram ao Proesb e que aguardam uma reedição da lei para que mais cidades possam fazer parte dele, beneficiando seus moradores. Os resultados positivos obtidos pelos alunos em avaliações como da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) também foram lembrados.