Notícias

18 de fevereiro de 2011

Com poucos funcionários, serviço de limpeza do cemitério é precário, reclama Sebastiana Camargo


Sebastiana com um dos poucos funcionários da Prefeitura que cuidam da limpeza do cemitério municipalCom apenas dois funcionários braçais, nove mulheres para a varrição e quatro pedreiros que se revezam em dois turnos, a manutenção do Cemitério São João Batista de Bebedouro continua precária e está muito aquém da que vinha sendo constatada nos últimos anos. A reclamação é da vereadora Sebastiana Camargo (DEM) que esteve visitando o local durante toda a tarde de ontem (16) e se disse impressionada com o descaso com que a Prefeitura tem tratado não apenas um próprio público, mas também as milhares de famílias que têm ente queridos sepultados ali.

 

As reclamações da vereadora começam pela ala antiga do cemitério, que está tomada por mato e sujeira, e apesar da dedicação dos funcionários municipais e do seu administrador, Marcos Renato Domingos, não se tem conseguido colocar o serviço em dia. O descaso, segundo Sebastiana Camargo, é tão grande que até sacos de lixo muitas vezes faltam para o recolhimento do lixo acumulado.

 

A falta de limpeza tem favorecido a procriação de escorpiões embaixo de tambores, pequenas moitas de mato e entulhos. Sebastiana se mostrou revoltada com o que presenciou no cemitério, que ainda sofre com a falta de segurança e com o abandono de um imóvel que serviria para abrigar o necrotério, mas que há mais de dez anos está abandonado, sem qualquer utilidade. “Foi dinheiro jogado fora”, analisou a vereadora.

 

Na visita feita ao cemitério, Sebastiana encontrou pessoas se queixando da falta de sepulturas, embora uma empresa esteja no local providenciando a construção de novas carneiras, além da falta de informatização dos dados, que tem tomado muito tempo dos visitantes e dos próprios funcionários do Cemitério na localização de sepulturas.

Ainda sobre a escassez de vagas para sepultamentos, além de Sebastiana Camargo já sugerir ao Departamento Municipal de Planejamento para que se debruce sobre esta questão pensando já numa nova área, a vereadora também solicita que seja feito um levantamento sobre os túmulos cujos responsáveis já não são encontrados ou seus túmulos estão em situação de serem liberados para novos sepultamentos através da remoção dos ossos, contribuindo – desta forma – para amenizar a falta de vagas.

 

A vereadora também reivindica reparos nas paredes da capela do cemitério, que estão com várias infiltrações. Com isto, todo o serviço de pintura feito recentemente em seu interior está se perdendo.



Publicado em: