10 de fevereiro de 2011

Conselho da Cidade aprova mudança no zoneamento da região sul para construção de 632 casas

Discussões acirradas entre integrantes do Conselho da Cidade, do Conselho do Meio Ambiente e moradores da região sul, marcaram a audiência desta quarta-feira, que ao final aprovou as alterações com alta abstenção  Por 23 votos favoráveis, 1 contrário e 17 abstenções, os integrantes do Conselho da Cidade - em audiência pública ocorrida nesta quarta-feira (9), no Plenário Arnaldo de Rosis Garrido, da Câmara Municipal de Bebedouro – aprovaram a mudança no zoneamento da região sul, liberando a construção de 632 moradias através do Programa Minha Casa Minha, nas proximidades do Jardim São Carlos.

A votação, precedida de muito debate entre integrantes do Conselho da Cidade, do Conselho Municipal do Meio Ambiente e moradores de bairros da região sul, provocará uma alteração no projeto de lei que tramita na Câmara Municipal permitindo apenas pequenos comércios e estabelecimentos prestadores de serviços que não provoquem qualquer tipo de impacto ambiental, além é claro das casas do programa Minha Casa Minha Vida. Da forma como está, o projeto permitiria a instalação de grandes empreendimentos, com área construída de mais de 100 metros quadrados.

Mas a discussão está longe de terminar. Enquanto alguns apresentem a área como zona de proteção manancial, o que inviabiliza o investimento, outros avaliam que as mudanças no Plano Diretor e investimentos em infraestrutura garantiriam a construção das casas sem maiores danos ao meio ambiente, em especial à Estação de Captação de Água situada na parte baixa da Avenida Lourenço Santin.

Há ainda os que sugerem a permuta da área por uma outra, onde não haveria qualquer impedimento. A proposta será debatida na próxima audiência do Conselho da Cidade marcada para o dia 2 de março. De acordo com a presidente Cristiane Mendes Aguiar, a meta será conciliar os interesses do Conselho Municipal do Meio Ambiente e da população.

Além dos vereadores Jesus Martins (PV) e Sebastiana Camargo (DEM), participaram da audiência, que reuniu cerca de 50 pessoas, o diretor do Saaeb, Gilmar Feltrin, o diretor do Departamento Municipal de Planejamento Urbano, Renzo Fernandes, a presidente do Conselho Municipal do Meio Ambiente, Telma Magro, além de moradores da região sul, etc.