20 de janeiro de 2011

Vereadores aprovam revisão salarial de 5,9% para o funcionalismo

Sessão foi a primeira presidida pelo vereador TotaEm sessão extraordinária ocorrida às 16 horas desta quarta-feira (19), sob a presidência de Carlos Renato Serotine (PV), o Tota, os vereadores de Bebedouro aprovaram a proposta de revisão salarial para os servidores públicos municipais da ativa e para os inativos, de acordo com a variação da inflação registrada nos últimos 12 meses.

Para os aposentados e pensionistas cujas aposentadorias seguem as normas e índice do Regime Geral de Previdência Social (RGPS), do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), a correção será de 6,41%, sendo retroativa a janeiro de 2011. Os demais trabalhadores, tanto da ativa quanto os aposentados e pensionistas da Administração Direta, Saaeb, Sasemb, Imesb e Câmara Municipal, terão um índice de 5,91% como base para a revisão.

Durante a discussão dos projetos, o vereador Nelson Sanchez Filho falou da sua expectativa positiva quanto ao prosseguimento das negociações entre o Sindicato dos Servidores Municipais de Bebedouro e a Prefeitura para que se chegue a um aumento salarial que satisfaça a categoria, cumprindo a data-base que é em março.

A vereadora Sebastiana Camargo (DEM) criticou os percentuais de revisão e diz não entender a fórmula para se chegar a um valor tão baixo diante de uma inflação que se mostra, na prática, muito mais elevada e implacável com os ganhos dos trabalhadores. Mestre Rodrigo da Silva (PDT) também criticou o percentual ao afirmar que, principalmente, os aposentados, nunca conseguem um aumento real em seus salários.

O vereador Carlinhos Pica-Pau (PV) foi outro a tecer críticas ao índice, ressaltando que não se trata ainda de um aumento salarial e aproveitou para fazer o seu pedido na tribuna. “Que o prefeito (Italiano) consiga dar um reajuste maior para os nossos queridos funcionários.” Na opinião do vereador, está tudo muito caro e o salário do trabalhador só tem sofrido perdas.