14 de janeiro de 2011

Defesa Civil fará trabalho de conscientização com estudantes

Em reunião na tarde desta quinta-feira, na Câmara, os integrantes da Defesa Civil apontaram a falta de informação como um dos grandes problemasNa segunda reunião promovida pela Defesa Civil de Bebedouro, na Câmara de Vereadores, nesta quinta-feira (13) à tarde, além dos seus membros manifestarem preocupação com a segurança da população nesta temporada de fortes chuvas, também anunciaram o início de um trabalho de prevenção que deve começar pela conscientização dos estudantes das redes pública e particular de ensino a partir do mês que vem, com o início do ano letivo.

A intenção é transmitir aos alunos o papel da Defesa Civil e em que situações ela atua, e ao mesmo tempo contar com a colaboração deles para que as informações recebidas sejam transmitidas também para todos os seus familiares e amigos. O comando do órgão espera poder continuar contando também com o apoio da imprensa para que as orientações atinjam um maior número possível de pessoas.

Um dos grandes problemas enfrentados pela instituição, além da pequena estrutura, é a falta de informação. De acordo com a direção, muitas pessoas têm feito confusão entre obrigações da Defesa Civil, do Departamento Municipal de Promoção e Assistência Social e do Corpo de Bombeiros. Cerca de 30 pessoas, entre diretores da Defesa Civil e representantes da Câmara Municipal, do Corpo de Bombeiros, da Guarda Civil Municipal, da Polícia Militar, sindicalistas e de populares, participaram da reunião.

O presidente Marcos Antonio José Borges e o coordenador Luiz Roberto Cardoso, durante a abertura da reunião, destacaram a importância de se dar ampla divulgação ao real papel da Defesa Civil, e, o secretário Júlio César Pirani aproveitou para se queixar da cobrança que recai sobre a instituição. “É preciso acontecer uma conscientização antes de vir esta avalanche de cobranças”, reclamou o secretário ao antecipar que um trabalho de publicidade ampla quanto às funções da Defesa Civil já vem sendo preparado.

Para eles e para o secretário operacional Luiz Antonio Luciano da Silva, e, para o observador meteorológico Marcelo Machado, o maior risco enfrentado pelos bebedourenses, principalmente por aqueles que residem nas áreas baixas da cidade, como na região do lago artificial e do Córrego Bebedouro, é o de novas enchentes, e as previsões têm indicado grande chance de se repetir a que foi registrada em 2006, quando casas foram alagadas, pontes foram destruídas, carros arrastados e vidas perdidas.

Daí a importância da prevenção, com a atenção com a limpeza de córregos, galerias pluviais, com a destinação correta do lixo doméstico e com o nível, principalmente, do lago artificial, no trecho entre as avenidas Donina Valadão Furquim e Maria Dias. O telefone da Defesa Civil é o 199. A ligação é gratuita.