16 de dezembro de 2010

ONG ArtSol é reconhecida de utilidade pública municipal

Presidente da Associação Arte e Solidariedade (ArtSol), Carlos Alberto Santana da Silva, prestigiou a sessão em que foi aprovado, por unanimidade, o projeto que declara de utilidade pública municipal a entidadeVeja, na íntegra, a justificativa apresentada ao projeto de lei de autoria do vereador Paulo Aurélio Bianchini (PTC)

“A Associação Arte e Solidariedade – ARTSOL – é uma entidade sem fins lucrativos, de natureza educacional, cultural e social, fundada em 6 de junho de 2003, que se originou por ação de voluntários e educadores do Centro Municipal de Educação Infantil “Arnaldo de Rosis Garrido”. Fazendo jus a seu nome, derivado da união das palavras “arte e solidariedade”, a entidade atende, atualmente, mais de 250 crianças e adolescentes carentes, entre 2 e 16 anos, de diferentes bairros da cidade.

A entidade tem desempenhado um trabalho de conscientização, desviando crianças e adolescentes dos mais diversos riscos oferecidos, desenvolvendo conceitos de cidadania e moral através da cultura e da arte. Melhora a qualidade de vida dos assistidos, envolvendo-os em atividades socioeducativas, culturais, além de despertar a autoestima em cada um, bem como o de suas famílias, estimulando a integração social e desenvolvendo ações que favoreçam a oportunidade de ocupação e geração de renda às famílias envolvidas.

Durante quatro anos a entidade funcionou em prédios cedidos por colaboradores, onde de forma adaptada eram realizadas as atividades, mas com o passar do tempo percebeu a necessidade de uma sede própria e maior para atender a demanda. Um sonho que começou a se realizar em 2007 em terreno nas imediações da Praça dos Trabalhadores, doado pela Prefeitura, contando, além de eventos e campanhas para arrecadação de dinheiro, com a ajuda dos diversos colaboradores, entre os quais a empresa Cutrale, e voluntários da entidade. No último dia 25 de fevereiro a entidade pode inaugurar as novas acomodações, que fica localizada na Alameda Atílio Fávero, 1714, no Jardim Alvorada, e que é composta por quatro salas de atividades, onde são abrigadas as salas de informática, brinquedoteca, de apoio pedagógico, de dança e um salão de convenções.

A nova sede permitiu que outras atividades fossem somadas às que já existiam e, assim, oferece oficinas de balé infantil, dança do ventre para iniciantes e avançados, hip hop, axé infantil e juvenil, percussão, violão, informática, culinária infantil e adulta, bordado diverso infantil e adulto, pintura em carvão e tela a óleo, oficina de artes plásticas, teatro infantil/juvenil e coral infantil. Ali, onde as ações desenvolvidas contam com a participação direta da comunidade, através do voluntariado, o clima transpira coletivismo e agregação, egos não se sobrepõem e o brilho se resulta de um patamar único, onde os esforços se projetam em igual intensidade e voltam-se todos para construir obra única: uma sociedade melhor.

Além dos eventos, sorteio de prêmios doados e campanhas, como bazares, venda de cachorro-quente e bingos, a ArtSol também participa da festa das entidades e promove a venda de frango assado nos domingos, que tem se tornado uma tradição. Outra forma que a entidade utiliza para se manter é o projeto Amigos do ArtSol, em que pessoas que queiram se comprometer com a continuidade das atividades assumem uma contribuição mensal no valor de R$ 10,00.

A entidade conta com vários parceiros, como Coopercitrus, Prefeitura Municipal, DEMEC, FAFIBE, Artes Gráficas Bebedouro, Tutto Bello, CMAS, CMDCA e algumas pessoas bastante dedicadas.

O objetivo da entidade é proporcionar cultura, educação e entretenimento aos seus assistidos, contribuindo, assim, com a construção de valores éticos e morais a partir de seu envolvimento em atividades saudáveis, que estimulam a boa educação, a disciplina, a responsabilidade, a pontualidade, a perseverança, a cooperação, a integração e a solidariedade.

Pelo que aqui expus e, principalmente, pelo brilhante trabalho que a ARTSOL vem realizando desde a sua fundação, o qual é do conhecimento de todos, peço aos senhores vereadores que me apóiem na aprovação da presente propositura.”