14 de dezembro de 2010

FC Rental vence licitação para troca da rede de água no Jardim Ciranda

Diretor do Saaeb, Gilmar Feltrin, mostra estado precário de cano retirado do subsolo no Jardim Ciranda ao vereador Sensei A licitação realizada pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Bebedouro (Saaeb) às 13 horas desta terça-feira (14) para a troca de toda a rede de água do Jardim Ciranda foi vencida pela construtora FC Rental de Ribeirão Preto. Por uma diferença de cerca de R$ 60 mil, a construtora, que foi representada pelo engenheiro Luiz Eduardo Siqueira, derrotou as concorrentes CPF Construtora Ltda., de Catanduva, que propôs realizar o serviço por R$ 421,1 mil, mas foi inabilitada, e a empresa Mattaraia Engenharia Indústria e Comércio, também de Ribeirão Preto, ao propor cobrar R$ 476 mil.

A proposta feita CPF Construtora foi considerada inabilitada por não atender às planilhas solicitadas no edital, ficando na disputa apenas as empresas ribeirão-pretanas FC Rental (vencedora com a oferta de R$ 414,2 mil) e Mattaraia. A partir da próxima quinta-feira (16), com a publicação do extrato da ata da licitação no Diário Oficial do Estado, começa a correr o prazo de cinco dias para eventual interposição de recursos pelos participantes da disputa, promovida pela Comissão de Licitações do Saaeb, que tem como presidente a servidora Maria Inês Baldissera, e membros Rodrigo Aparecido Nunes, Antonio Roberto Giro Carminatti e Paulo Rogério Franhan. Também acompanharam diretamente a licitação, nesta terça-feira, os integrantes da Comissão de Apoio Carlos Renato Gomes Sanches (setor contábil-financeiro), Donizete Eugênio Lodo (procurador jurídico) e Antonio Ricardo Procópio (engenharia), todos funcionários do Saaeb.

Caso não haja interposição de recurso dentro do prazo legal, a Comissão se reunirá para decidir sobre a adjudicação do objeto, sendo que o resultado será encaminhado à direção da autarquia para homologação da empresa vencedora.

O engenheiro da empresa vencedora, Luiz Eduardo Siqueira, não soube precisar quantos funcionários deverá destacar para a obra, mas que pretende cumprir o prazo de seis meses estabelecido pelo Saaeb para conclusão dos serviços. De acordo com ele, a quantidade de trabalhadores irá depender do grau de dificuldade que se apresentar durante o andamento dos trabalhos e de suas dimensões. Ele disse conhecer o local e analisou com profundidade o memorial descritivo para apresentar sua proposta de preço à Comissão de Licitação do Saaeb.

Na avaliação do diretor do Saaeb, Gilmar Aparecido Feltrin, o resultado da licitação foi satisfatório, pois a autarquia tinha uma previsão de investimento em torno de R$ 700 mil. Uma das novidades da obra é que haverá uma rede individual para cada calçada, retirando a rede do meio das vias públicas, o que evita danos ao asfalto em eventuais consertos de vazamentos.

Segundo Feltrin, os investimentos na rede de água da cidade não param por aí. Os próximos bairros a receberem o serviço serão o Jardim Paraíso e a Vila Major Cícero de Carvalho, áreas cuja rede é antiga e já está bem deteriorada. A perda de água nestes locais ultrapassa 50%. Na região central da cidade já foram iniciadas as pesquisas para constatação do nível de perda do produto. Somente no Jardim Ciranda há 33 pontos de vazamentos críticos, 26 médios e 20 de baixa complexidade.

Para o vereador Valdeci Ramos de Castro (DEM), o Sensei, que acompanhou toda a licitação nesta terça-feira, no Saaeb, e vê como acertada e muito corajosa a decisão do Saaeb em melhorar a rede de água da cidade, a começar pelo Jardim Ciranda, dentro de alguns meses os moradores daquela região deixarão de conviver com o histórico problema de falta d´ água em suas residências. Assim como a direção do Saaeb pretende deixar um funcionário acompanhando a execução dos serviços, Sensei também garantiu que irá fiscalizar o trabalho diariamente para que os prazos e a qualidade do serviço sejam obedecidos rigorosamente.